OPINIÃO

Associação também é sutentabilidade

Djalma Neto é presidente da Associação dos Empresários da Serra - ASES.

Em 14/05/2019 Referência JCC, Djalma Quintino Matlta Neto

Foto: Arquivo pessoal

Uma associação é a união de pessoas e forças sem fins lucrativos que trabalham voluntariamente em prol de um objetivo comum que, quanto mais atividades desenvolve com sucesso em torno desse objetivo, aumenta sua representatividade e acaba por abrir um leque com várias frentes de atuação e passa a ser protagonista nas discussões relevantes da sua comunidade.

À frente da maior associação de empresários do Espírito Santo, a Associação dos Empresários da Serra - ASES, pude perceber que o maior desafio é atuar de forma sustentável e aculturar todos empresários no chamo de Associativismo com propósito. Uma Associação tão representativa como a da Serra precisa disseminar a cultura do associativismo nas pessoas e empresas para pautar assuntos complexos e de grande relevância para a expansão e desenvolvimento econômico e social do município.

Aproximando Marcas, Produtos e Serviços, com os Consumidores

A prioridade da ASES é melhorar a ambiência para negócios da cidade, na lógica de atração e desenvolvimento de grandes e novos empreendimentos que contribuam com seu desenvolvimento sustentável. No entanto, após árduas discussões, percebi que nosso objetivo é bem maior, e mais relevante. A atração de empresas e a melhoria do ambiente de negócios são meios para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos da Serra, e por que não do Espírito Santo como um todo.

Ao gerarem empregos, renda, impostos e inovação, os empreendedores se conectam tão fortemente com a comunidade que alimentam o mercado local, e como dizem por aí: “fazem a economia girar”, mesmo diante de tantos desafios que existem no Brasil, como o excesso de burocracia, altos impostos, infraestrutura insuficiente, insegurança jurídica, etc.

Nesse sentido, além disso, é urgente e importante debatermos pautas que também têm o condão de, diretamente, contribuírem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da Serra, como educação, saúde, segurança, inovação, turismo e esporte. Até por que nada melhor para tornar um município ainda mais atrativo para os negócios do que bons indicadores de segurança, melhoria contínua da educação e da saúde bem como incentivos ao empreendedorismo e à inovação.

E assim temos feito! Conduzimos e acompanhamos discussões acerca da implantação de Escolas de Tempo Integral no município da Serra com o intuito de garantir uma educação de qualidade e oportunidades para as futuras gerações da Serra e do estado. Também estamos presentes em todos os Conselhos Municipais como desenvolvimento urbano, meio-ambiente, inovação e tecnologia, turismo, educação, entre outros, debatendo e discutindo e oferecendo competências técnicas necessárias pelas empresas para construirmos um município melhor.

Vejo, então, que o trabalho da ASES é, portanto, pensar globalmente e agir localmente, articulando pessoas e mobilizando recursos para que o futuro de seus cidadãos seja melhor no futuro, assim como podemos vivenciar hoje se compararmos com a Serra de 10, 20 ou 30 anos. E isso é sustentabilidade!

Djalma Quintino Malta Neto, é empresário, diretor da Djkmaq, presidente da ASES – Associação dos Empresários da Serra, e parceiro Rede Empresarial do Espírito Santo em Ação

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL