CIDADANIA

Ato público marcou o Dia Internacional dos Direitos Humanos

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Vitória.

Em 11/12/2018 Referência JCC / Secom/PMV

Leonardo Silveira

Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorados ontem, segunda-feira (10), foram marcados por um ato público na praça Costa Pereira, no Centro.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), teve como tema "Resistir e (Re)existir". Tendo como principal objetivo dar visibilidade à promoção e à defesa dos Direitos Humanos, membros do CDMH distribuíram cópias da Declaração dos Direitos Humanos e conversaram com munícipes sobre o assunto.

Welington Barros, presidente do CDMH, disse que o ato foi importante para mostrar às pessoas que, mesmo após 70 anos da efetivação do documento, os direitos a que todos devem ter acesso, como moradia, educação, saúde e outros, continuam atuais.

"Eventos assim são importantes para mostrar de forma ampla que a garantia dos Direitos Humanos está ligada a diferentes setores. Dentro do contexto atual, os Direitos Humanos costumam ser mal interpretados. Mas direito humano é tudo aquilo que garante a dignidade da pessoa humana como um todo", explicou.

População de rua

Pessoas em situação de rua assistidas por programas da Prefeitura de Vitória também participaram da ação. Assistidos pelo Centro-Pop fizeram performance de poesia para mostrar as atividades realizadas no espaço.

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

"Foi uma boa oportunidade para dar visibilidade às demandas das pessoas que vivem nessa situação, que costumam enfrentar rejeição da população. Eles mostraram um outro lado deles durante o ato", explicou Welington.

Atrações

As ações do ato público também contaram com apresentação do Teatro do Oprimido, que abordou temas como enfrentamento ao racismo, violência contra a mulher e abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, batalha de MCs e exposição de cartazes.

Os pedestres que circularam pelo local também puderam conferir atividades desenvolvidas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Admardo Serafim de Oliveira. Como parte do encerramento da atividade, os participantes deram um abraço simbólico na praça Costa Pereira.