CIDADE

Audiência para reconhecer Santa Teresa como pioneira da imigração italiana no Brasil.

Esse reconhecimento será possível com a aprovação, na Câmara Federal.

Em 03/08/2015 Referência JCC

No próximo sábado (8), o município de Santa Teresa receberá audiência pública para que a cidade seja reconhecida como a pioneira da Imigração Italiana no Brasil. Esse reconhecimento será possível com a aprovação, na Câmara Federal, do projeto de lei de autoria do deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES).

O projeto 843/2015 institui no Calendário Oficial Brasileiro o dia 26 de junho como a data do reconhecimento do município de Santa Teresa como pioneiro da Imigração Italiana no Brasil. A audiência é requisito para que o projeto tenha andamento no Congresso Nacional Brasileiro.

Na justificativa do projeto, Vidigal afirma que “Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade formada por imigrantes italianos do Brasil e, por isso, se tornou um celeiro cultural e histórico europeu. Possui cerca de 90% da população, que hoje supera 20 mil habitantes, composta por descendentes de italianos”.

Historicamente, o marco da imigração italiana aconteceu em 17 de fevereiro de 1874, quando chegava ao porto de Vitória o navio “La Sofia”, com 388 imigrantes italianos provenientes, em sua maior parte, da província de Trento.

“Esta foi a primeira expedição em massa de camponeses da Itália para o Espírito Santo, a qual ficaria para sempre registrada na história e arquivos públicos do estado. Foi o início da epopeia emigratória dos italianos para o Brasil”, afirma Vidigal.

Por: Guto Netto