EDUCAÇÃO

Aulas presenciais com proteção para estudantes e profissionais

O retorno às aulas presenciais nas unidade de ensino de Vitória será feito de maneira segura.

Em 10/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Cada unidade de ensino foi orientada e recebeu verba para a compra do álcool em gel a ser disponibilizado aos estudantes.

O retorno às aulas presenciais nas unidade de ensino de Vitória será feito de maneira segura. Para dar ainda mais proteção aos profissionais que atuam nas 102 escolas da capital, a Secretaria de Educação (Seme) está adquirindo 200 mil máscaras filtrantes, do tipo PFF2 (proteção facial filtrante nível 2), que são usadas por profissionais de saúde e oferecem melhor proteção contra o coronavírus.

A compra das máscaras PFF2 já foi autorizada pelo Comitê de Gastos e a licitação para a aquisição desse EPI (equipamento de proteção individual) sairá nas próximas semanas.

Além disso, a Seme já distribuiu protetor facial (face shield) para os professores, comprou junto com as escolas máscaras de tecido para os profissionais e estudantes, adquiriu termômetros digitais com sensor infravermelho para todas as escolas. Cada unidade de ensino foi orientada e recebeu verba para a compra do álcool em gel a ser disponibilizado aos estudantes.

“Nós preparamos as nossas escolas, junto com o trabalho de cada equipe gestora, para o retorno presencial em março. As escolas já foram adaptadas para receber os estudantes. Esse trabalho não se perdeu, as escolas continuam prontas para que tenhamos as crianças de volta, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Foi assim em março e será assim agora também”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Espaço físico

Em todas as 102 escolas, foram feitas pequenas reformas e adaptações para o retorno dos estudantes, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da escola; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores, onde foi verificada essa necessidade; troca de torneiras em bebedouros e troca de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.

Após as adaptações, as unidades de ensino receberam vistoria técnica da equipe da Gerência de Acompanhamento de Obras e Manutenção (Gamo) da Secretaria de Educação de Vitória (Seme).

Ambiente de baixo risco

A Sociedade Espíritossantense de Pediatria (Soespe) e a Sociedade de Infectologia do Espírito Santo (Sies) recomendam o retorno às aulas presenciais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.

As entidades apontam ainda estudos para explicar que a taxa de transmissão entre as crianças e de crianças para professores, mesmos nos locais onde houve retorno das aulas, inclusive no Brasil, têm se mantido baixas.

Os dados registrados pelas escolas de Vitória na plataforma “Escola Segura”, que monitora os casos nas unidades de ensino, mostraram que, no período de aulas presenciais, houve 20 casos confirmados entre estudantes, o que corresponde a 0,1% do total que estava em sala de aula, e 61 casos entre profissionais, uma proporção de 1,1% entre os que retornaram às atividades.

Todos os casos foram acompanhados pela Vigilância Sanitária de Vitória, que constatou que não houve contaminação cruzada nas unidades de ensino, nem de professor para estudante ou vice versa, nem de um profissional para outro.

“O autocuidado é muito importante. Não podemos esquecer de usar sempre a máscara, de não compartilhar objetos, de higienizar as mãos, de manter o distanciamento. O ambiente da escola é seguro, mas não podemos relaxar no cuidado pessoal e na orientação aos estudantes”, destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

TAGS
VITÓRIA | EDUCAÇÃO | SAÚDE  | EMPREGOS | ESPORTES | CIDADE | ECONOMIA | IVESTIMENTOS