CIDADE

Avenida Leitão da Silva, Vitória (ES) permanece interditado

Previsão é que o trânsito seja liberado às 16h desta quarta-feira (8).

Em 08/10/2014 Referência JCC

A Avenida Leitão da Silva, em Vitória, permanece interditada na manhã desta quarta-feira (8), no sentido Centro de Vitória - Serra. A interdição teve inicio na tarde de terça-feira (7), a via foi liberada, voltou a ser interditada às 21h e a previsão para o fim da interveção é às 16h desta quarta, segundo a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop). Um deslocamento das estacas que sustentam as galerias em obras na avenida fizeram o asfalto ceder por cerca de 40 metros, causando a interdição. Segundo informações da Guarda Municipal, o trânsito no local segue intenso.

De acordo com a Setop, o deslocamento aconteceu porque a rede de esgoto de algumas casas não estava ligada a rede coletora da Companhia Espírito Santense (Cesan) e sim em uma rede de drenagem que foi fechada pela prefeitura. O esgoto que descia pela rede velha fez a parede da galeria romper e o asfalto ceder, no local onde são feitas obras do BRT.

De acordo com o secretário de obras, Fábio Damasceno, existe uma série de redes de esgoto clandestinas que estão ligadas a rede de águas pluviais. "É um problema estrutural da cidade, Vitória é tem 100% do esgoto tratado e as pessoas precisam se conscientizar que precisam fazer a ligação com a rede de esgoto, e não na rede de drenagem que inclusive prejudicam a fluidez das águas da chuva", afirmou o secretário.

A expectativa da Setop é que a interdição já atenha acabado até o horário de pico desta quarta-feira. "Esperamos que tudo seja concluído nesta quarta, que possamos liberar o trânsito até o horário de pico, para fluxo e contrafluxo, como fizemos nesta terça. No entrepico, quando tem menos trânsito, a Cesan vai trabalhar", disse o secretário.

O secretário ainda disse que a Cesan está trabalhando para antecipar a resolução de qualquer problema relacionado a redes clandestinas. "A gente espera que, daqui para a frente, podem ter mais redes de drenagem e de esgoto conectadas, é algo que pode acontecer, mas como vamos refazer a avenida do outro lado, então já estamos vendo com a Cesan se tem mais algum problema", disse Damasceno.

Novo cronograma
A Setop explicou que foi estabelecido um novo cronograma de obras do BRT na Leitão da Silva, que prevê a conclusão no segundo semestre de 2015, o que ainda está dentro do prazo definido pela empresa. Esse cronograma foi apresentado aos comerciantes assim que verificou-se a necessidade de realizar também algumas intervenções na rede de água e esgoto que passa na região.

Fonte: G1-Espírito Santo