TEMAS GERAIS

Avião da Azul trará da Índia 2 milhões de doses da vacina

A aeronave é a maior da frota da companhia e estará equipada com contêineres especiais.

Em 14/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Clement Allong - Reprodução/Transporte Moderno

Imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum Institute, produtor das doses.

Mais um passo para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi dado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14): o avião da empresa aérea Azul decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino ao Recife (PE) de onde decolará, amanhã (15), para buscar na Índia dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. O imunizante foi adquirido pela pasta junto ao laboratório indiano Serum Institute para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

Adesivos com o slogan da campanha do Governo Federal “Brasil Imunizado: Somos uma só Nação” e a imagem do Zé Gotinha foram estampados nas duas laterais do Airbus A330neo. A aeronave é a maior da frota da companhia e estará equipada com contêineres especiais para garantir o controle de temperatura das doses.

Foto: Clement Allong - Reprodução/Transporte Moderno

A rota de ida inclui uma parada em Recife (PE), onde o avião partirá para a cidade indiana de Mumbai, em uma viagem de 12 mil km e com cerca de 15 horas de duração, às 23h desta sexta-feira (15).

A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul. O pouso está previsto para ocorrer no no domingo (17) , às 15h, no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).

Distribuição

O Ministério da Saúde enviará vacinas para os estados assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial do imunizante no Brasil. Após o aval da Agência, a logística de distribuição deverá levar cinco dias.

Negociações

O Ministério das Relação Exteriores, por meio da Embaixada em Nova Delhi, está em contato constante com as autoridades indianas, em seguimento à carta do Presidente Jair Bolsonaro ao Primeiro-Ministro Narendra Modi, de 8 de janeiro, para assegurar que a chegada da aeronave seja autorizada e que a licença de exportação da carga seja concedida sem percalços. A Força Aérea Brasileira também está envolvida nas questões de autorização do sobrevoo e pouso da aeronave.

Mais vacinas

Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil conta ainda com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, que também serão distribuídas aos estados através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) assim que houver o aval da Anvisa.
No total, o Brasil já tem contratadas com laboratórios internacionais 354 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, além de seringas suficientes para aplicar a vacina em todos os brasileiros. (Por Marina Pagno - Ascom/Ministério da Saúde)