ESPORTE INTERNACIONAL

Barcelona atropela Bayern e encaminha vaga na semi da Champions.

Para completar a festa catalã, Neymar deixou o dele, selando a grande vitória do Barça.

Em 06/05/2015 Referência JCC

Com atuação de gala de Lionel Messi, autor de dois gols, o Barcelona venceu o Bayern de Munique por 3 a 0, nesta quarta-feira (6) na partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões, e colocou um pé na decisão da competição.

Numa partida marcada pela volta de Josep Guardiola, ex-técnico do Barcelona e atual comandante do Bayern, ao Camp Nou, quem roubou a cena foi Messi.

Na coletiva de imprensa na véspera do duelo, Pep havia afirmado que "nenhuma defesa pode parar Messi". A frase acabou virando profecia nesta quarta-feira.

O argentino resolveu a partida no segundo tempo, anotando gols aos 32 e 35 minutos e assumindo ao mesmo tempo as artilharias desta edição da Champions, com 10 gols, e histórica da competição, com 77 gols, um a mais que Cristiano Ronaldo.

Para completar a festa catalã, Neymar deixou o dele, selando a grande vitória do Barça nos acréscimos, depois de receber passe de Messi.

Com a vitória, o Barcelona viajará a Munique para a partida de volta, na próxima terça-feira, podendo perder por dois gols de diferença para se classificar à final da Liga dos Campeões.

Na decisão, Barça ou Bayern enfrentará o vencedor da outra semifinal, na qual duelam Juventus e Real Madrid.

Na partida de dia, na terça-feira em Turim, a 'Juve' venceu por 2 a 1.

Da última vez que os dois times se enfrentaram nas semifinais da Liga dos Campeões, na temporada 2012-13, quem saiu comemorando foram os bávaros, que dominaram completamente o Barça (4-0, 3-0) rumo ao título europeu.

Desta vez, foi diferente. O Barça entrou em campo como favorito, por jogar em casa com seu time ideal, com Messi, o uruguaio Luis Suárez e Neymar no ataque, contra um Bayern desfalcado de importantes jogadores, o holandês Arjen Robben, o francês Franck Ribéry e o austríaco David Alaba.

A situação só não foi pior para o time alemão porque o atacante polonês Robert Lewandowski, que sofreu um trauma na face há duas semanas, se recuperou a tempo e entrou em campo usando uma máscara de proteção.

Como se o fato de duas das maiores equipes do mundo estarem se enfrentando não bastasse para atrair atenções, a partida ainda ganhou grandes níveis de emoção por marcar a volta de Guardiola, filho pródigo da Catalunha, ao Camp Nou.

Atual técnico do Bayern, 'Pep' brilhou como jogador e, principalmente, como técnico do Barcelona, clube com o qual conquistou 14 troféus entre 2008 e 2012, incluindo duas Champions.

Pela primeira vez na carreira, Guardiola entrou no Camp Nou como adversário do Barça, mas, pela recepção calorosa da torcida, parecia que estava em casa. O respeito ao ídolo, porém, terminou assim que o árbitro apitou o início da partida.

Sob o comando do técnico Luis Enrique, amigo e sucessor de Guardiola, o Barcelona entrou muito motivado, pressionando a saída de bola do Bayern e abusando da velocidade do trio de ataque.

A equipe alemã, que apostou no contra-ataque para tentar surpreender o Barça, acabou dando muito espaço para os donos da casa, que fizeram a festa no início do jogo.

Aos 12 minutos, Suárez teve enorme chance de abrir o placar. O uruguaio, recebeu lançamento de Busquets e arrancou sozinho em direção ao gol. Neuer precisou fazer grande defesa com o pé no reflexo para evitar o gol catalão.

Aos 15, Suárez roubou a bola de Bernat pela direita, invadiu a área e cruzou na medida para Neymar finalizar com um carrinho para o gol. Desta vez, foi Rafinha que salvou o gol do Barça, tirando a bola quase em cima da linha.

O Bayern deu sinal de vida num contra-ataque aos 20, quando Thomas Müller cruzou rasteiro para Lewandowski, que, na cara do gol, não conseguiu pegar em cheio, mandando pela linha de fundo.

Guardiola mudou a postura da equipe depois do intervalo, adiantando um pouco a marcação, principalmente de Thiago Alcântara e Schweinsteiger, que dificultaram a saída de bola do Barça.

Com isso, o Bayern conseguiu roubar algumas bolas no ataque e assustar o gol catalão, primeiro em chute de Müller, aos 12, e depois em cobrança de falta de Xabi Alonso, aos 20.

Para acabar com o domínio alemão, Messi resolveu mostrar quem manda no Camp Nou.

Aos 32, Dani Alves roubou a bola de Rafinha, e tocou para o argentino na entrada de área. Sem titubear, Messi cortou para dentro e chutou forte, colocado, sem chances para Neuer, levando à loucura os cerca de 90 mil torcedores que lotaram o Camp Nou.

Mas o pequeno gênio não estava satisfeito. Para coroar mais uma atuação de gala, o camisa 10 do Barça ampliou o placar aos três minutos depois.

Depois de receber ótimo passe do croata Ivan Rakitic, Messi deixou Boateng, considerado um dos melhores zagueiro do mundo, no chão, e deu um toquinho por cima de Neuer.

Para fechar a atuação de gala com chave de ouro, Messi ainda foi responsável pelo terceiro gol do Barça.

Nos acréscimos, o argentino lançou Neymar, que avançou sozinho em direção a Neuer e tocou na saída do melhor goleiro do mundo para marcar um terceiro gol que praticamente coloca o Barcelona na final da Champions.

Por AFP