LAZER

Bateria da São Torquato abriu corredor para saci "de verdade", em Vitória.

A agremiação de Vila Velha levou o universo folclórico para a passarela do samba.

Em 30/01/2016 Referência JCC

O desempenho da bateria foi um dos pontos altos do desfile da Independentes de São Torquato, a terceira escola a passar pelo Sambão do Povo na noite desta sexta-feira (29). As paradinhas empolgaram o público, que vibrou ainda mais quando os ritmistas formaram um corredor para que um saci "de verdade" passasse entre eles.

A agremiação de Vila Velha levou o universo folclórico para a passarela do samba. As três alegorias representavam os contos e mitos presentes na cultura brasileira. Personagens marcantes, como sereias, botos e lobos foram retratados nas alas ou nos carros alegóricos.

Bateria de 'sacis'
Os ritmistas desfilaram vestidos de saci pererê. Atrás deles, desfilou o ator Manoel Claristenes, também fantasiado de saci.  Ele é negro, deficiente físico e ganha a vida interpretando o personagem folclórico das matas.

O ator, que já atuou no Sítio do Pica Pau Amarelo, se destacou ao passar entre os ritmistas, numa espécie de corredor formado por eles. Ao final do desfile, Manoel contou que já é veterano no passarela do samba e tira de letra o desafio de encarar a avenida em uma perna só.

"Já fui campeão duas vezes pela Jucutuquara. Foi muito tranquilo, pra mim é fácil, ser saci é o meu trabalho", disse.

Rainha de bateria da São Torquato (Foto: Vitor Jubini/A Gazeta)
Rainha de bateria da São Torquato (Foto: Vitor Jubini/A Gazeta)

Crianças
Com um enredo sobre folclore e imaginário infantil, a escola não deixou de levar a criançada para a avenida.

Na comissão de frente, doze crianças de um projeto de ginástica rítmica apresentaram uma coregrafia elaborada, com direito a saltos, giros e acrobacias.

Um casal mirim de mestre sala e porta bandeira também encantou o público. Um destaque mirim a frente de uma das alas também ganhou a simpatia de quem assistia ao desfile.

Relógio
Os últimos integrantes a passarem pela linha amarela precisaram acelerar o passo para não prejudicar a agremiação.  A escola encerrou o desfile com 55 minutos e dois segundos.

Desfiles
Grupo A - Sexta-feira (29 de janeiro de 2016)
1) Chegou o Que Faltava
2) Imperatriz do Forte
3) Independentes de São Torquato
4) Chega Mais
5) Andaraí
6) Tradição Serrana
7) Novo Império
8) Rosas de Ouro

Grupo Especial - Sábado (30 de janeiro de 2016)
1) Unidos de Barreiros
2) Unidos de Jucutuquara
3) Pega no Samba
4) Mocidade Unida da Glória
5) Unidos da Piedade
6) Independentes de Boa Vista

g1es