ESPORTE NACIONAL

Bauru é campeão da Liga das Américas de forma invicta

Time bateu o Pioneiros de Quintana Roo, do México, por 86 a 72, no Maracanãzinho.

Em 17/03/2015 Referência JCC

O Paschoalotto/Bauru conquistou, de forma invicta, a Liga das Américas, o mais importante torneio de basquete da América Latina, na noite deste domingo (15).

O time do interior paulista bateu o Pioneiros de Quintana Roo, do México, por 86 a 72, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, que sediou o Final Four, o quadrangular final da competição.

Este é o quarto título do Bauru na temporada, o segundo consecutivo de um time brasileiro: além da Liga das Américas, a equipe também levou os Jogos Abertos do Interior, o Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana.

O novo campeão da América teve campanha irrepreensível: foram oito vitórias desde a fase de grupos, com o Trotamundos, da Venezuela, o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico e os colombianos do Patriotas de Boyaca.

Na fase semifinal, o Bauru caiu na chave do próprio Pioneiros de Quintana Roo, com quem jogaria novamente na final, o Regatas Corrientes, da Argentina e o São José, do Brasil.

O Final Four contou com Flamengo, Peñarol e os dois finalistas. O Bauru passou pelo time argentino e os mexicanos, pelo rubro-negro, impedindo nova final brasileira.

Agora, o Bauru vai representar a América na Copa Intercontinental de Clubes, que coloca frente a frente os campeões da Liga das Américas e da Euroliga.

No ano passado, o Flamengo superou o Maccabi Tel-Aviv e tornou-se campeão mundial de basquete. Os paulistas também terminaram a Liga das Américas tendo o MVP (jogador mais valioso, em tradução livre) do campeonato: o ala Alex Garcia.

“É uma alegria muito grande conquistar o campeonato mais importante das Américas e ser coroado como o melhor jogador. Mas devo tudo isso ao trabalho coletivo dessa equipe, ao comprometimento de todo mundo, ao amor com que entramos em quadra a cada jogo, sem isso não chegaríamos até aqui”, comentou Alex, que se tornou o único jogador brasileiro a conquistar duas vezes a Liga das Américas. Em 2008, quando defendia o Uniceub/Brasília, Alex foi campeão da Liga das Américas pela primeira vez.

O técnico Jorge Guerra afirmou, ao site oficial do time, que conquistar a Liga das Américas é a realização de um sonho: “Isso é resultado da química com que esse time se entrosou em tão pouco tempo. Um projeto novo, de cinco meses e que já estamos colhendo resultados. Queremos mais e vamos trabalhar para isso. Temos condição de jogar de igual para igual com qualquer equipe da Europa”.

Fonte:  Agência Brasil