EDUCAÇÃO

Belas Artes recebe Harvard Model Congress.

A partir do dia 17 de Agosto, acontece o Harvard Model Congress Latin América.

Em 15/08/2016 Referência JCC

A partir do dia 17 de Agosto, acontece no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo o Harvard Model Congress Latin América. Com mais de 30 anos de existência, a Conferência que já passou por cidades como São Francisco, Dubai, Hong Kong, além da sede, em Boston, acontece pela segunda vez consecutiva na América Latina.

O HMCLA é um projeto desenvolvido por alunos interessados na área de Relações Internacionais da prestigiada Universidade de Harvard e é destinado aos estudantes do ensino médio. A Conferência é uma simulação de como funciona o Governo e as principais Organizações Governamentais Norte-americanas. Além disso, traz para discussão e se aprofunda nas principais questões globais prementes e suas possíveis soluções.

Durante quatro dias de evento (de 17 a 20/08), serão realizadas simulações de organizações como o Senado, Congresso, OAS (Organization Of America States),Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, Organização Mundial da Saúde, Gabinete de Imprensa, União das Nações Sul-Americanas, Comissão Econômica dos Países Sul-Americanos e Caribe, Gabinete de Relações com a Presidência do Brasil e Gabinete da Presidência dos Estados Unidos.

Os estudantes deverão escolher uma das simulações citadas e participarão de diversas atividades relacionadas com o tema. A Conferência auxilia os alunos do ensino médio a desenvolverem habilidades como liderança, compreensão do funcionamento de uma democracia, pensamento crítico e apresentação em público.

“O Harvard Model Congress procura ajudar os participantes a desenvolverem suas habilidades de falar em público em Inglês, bem como pensar profundamente e criticamente sobre alguns dos problemas políticos mais urgentes enfrentados atualmente pela América Latina e em todo o mundo. Os estudantes expandem suas perspectivas e pontos de vista, por meio de um intercâmbio intelectual de ideias e saem com uma capacidade refinada para discutir temas políticos sensíveis”, explica Rebecca Ramos, presidente do Harvard Model Congress Latin America e estudante da Universidade de Harvard. 

O projeto é reconhecido por importantes líderes mundiais, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que disse que a Conferência trabalha para capacitar a juventude da América, preparando-os para serem os líderes e pensadores do futuro. 

O curso de RI do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é representado pelo Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais (CIERI), em parceria com a Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI), com o apoio do International Office, departamento responsável por realizar conexões entre estudantes da Belas Artes a alunos de outros países. "Mais uma vez, os representantes do Harvard Model Congress escolheram a Belas Artes para sediar a Conferência na América Latina por conta de sua qualidade de ensino, excelente infraestrutura e por ser uma sólida instituição", diz Sidney Leite, professor do curso de Relações Internacionais.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividida em mais de 20 unidades, localizadas na Vila Mariana, a instituição é reconhecida pelo ensino com personalidade, e oferece 15 cursos de graduação, 13 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

Fonte: Ascom/Belas Artes