CIDADE

Black Friday: Procon faz pesquisa sobre compras em Vitória

Procon de Vitória faz pesquisa sobre compras online e fiscaliza comércio na Black Friday.

Em 21/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Para que o consumidor aproveite melhor os descontos nas compras via internet, o Procon inseriu dicas de compras on-line no relatório técnico da pesquisa. 

Que o comércio eletrônico cresce a cada dia, todo mundo já sabe. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança da compra e sobre o respeito aos direitos dos consumidores nas lojas virtuais. Para saber mais sobre este novo hábito de consumo, o que atrai os clientes e as potenciais desvantagens, o Procon de Vitória divulga, nesta segunda-feira (21), os resultados da Primeira Pesquisa Comportamental Acerca de Compras Feitas Pela Internet.

"A pesquisa é muito importante para orientar nosso trabalho junto ao público e aos lojistas virtuais. E a divulgação nesta semana é ainda mais importante, porque estamos nas vésperas da Black Friday, quando as compras online são ainda mais intensificadas", diz a gerente do órgão, Anelisa Real Kuster.

Para que o consumidor aproveite melhor os descontos nas compras via internet, o Procon inseriu dicas de compras on-line no relatório técnico da pesquisa. 

Fiscalização

Além da divulgação da pesquisa, o Procon começou a fiscalizar, nesta segunda (21), os preços promocionais nos estabelecimentos físicos. A fiscalização tem por objetivo verificar se a Lei Estadual 11.377/2021 está sendo cumprida. Essa lei obriga as empresas a informarem ao consumidor o valor do produto na promoção vigente em conjunto com o valor do mesmo produto praticado antes da promoção.

Os fiscais do órgão vão verificar se os produtos com desconto estão destacados e identificados com o selo Black Friday, além de conferir se o que está sendo anunciado nas vitrines está sendo cumprido pelo estabelecimento. A fiscalização segue até quarta-feira (23).

Além disso, o setor de pesquisa do Procon está monitorando, desde o início deste mês, os preços dos produtos mais vendidos nesta época do ano nos sites de compras.

Pesquisa comportamental

A pesquisa teve por objetivo identificar a prevalência do e-commerce entre os consumidores e os principais problemas ocorridos durante e após a compra. Foi aplicado um questionário online com dez perguntas de múltipla escolha, disponibilizado no período de 15 de setembro a 19 de outubro deste ano. Setenta e oito pessoas responderam ao questionário. Para todas as perguntas há o percentual geral de respostas e o recorte apenas para moradores da Capital. 

Principais resultados

• A maior parte dos consumidores entrevistados realiza compras frequentemente pela internet: 88,5% no geral e 92,3% dos moradoers de Vitória. 

• Entre praticidade, diversidade de itens e diferença de preços, a diferença de preços foi apontada como o fator mais significante na hora de fazer compras online para 56% dos participantes no geral e cerca de 54% dos que são moradores de Vitória. 

• Quase 60% do total dos participantes informou que o hábito de consumir pelo modelo online aumentou a partir de 2020, ano do surgimento da pandemia da Covid-19;

• 82,1% dos participantes totais procuram por promoções no ambiente virtual. Considerando apenas moradores de Vitória, essa porcentagem sobe para 88,5%;

• Entre design pouco intuitivo, prazo de entrega, condições de pagamento e preço do frete, o preço do frete foi apontado como a maior razão para desistir de uma compra online para 66,7% no geral. No recorte de Vitória, essa porcentagem sobe para 73,1%;

• Apesar dos resultados mostrarem a prevalência da modalidade online de compra, 84,6% dos participantes moradores de Vitória responderam que recorrem à loja física para presentear. No resultado geral, esse percentual é de 76,9%;

• Para apurar eventuais falhas de atendimento no período pós-compra, foi formulada a seguinte questão: De acordo com sua percepção é mais difícil resolver problemas quanto à qualidade e/ou bom funcionamento do produto em compras feitas em loja física ou virtual? Ou, ainda, não percebe nenhuma diferença? Dos participantes em geral, 29,5% não veem diferença; 34,6% acham mais difícil resolver um problema na loja física e 35,9% acham maior dificuldade na loja virtual. O recorte entre moradores de Vitória apresentou pequena variação nos percentuais: 30,8%; 30,8% e 38,5%, respectivamente.

• A pesquisa indica que os serviços de atendimento das lojas virtuais tem logrado êxito na hora de atender as demandas dos consumidores, visto que 72,5% dos participantes totais confirmam que tiveram suas demandas solucionadas quando precisaram acionar os estabelecimentos. Já no recorte para os moradores de Vitória, este percentual sobiu para 82,6%.

Dicas do Procon:

Visando auxiliar o consumidor no momento de suas compras online, para que aproveitem oportunidades e evitem cair em fraudes e propaganda enganosa, o relatório técnico da pesquisa apresenta as seguintes orientações:

• Faça sempre uma lista do que realmente precisa comprar antes de visitar sites diversos;

• Compare os preços praticados por diferentes estabelecimentos;

• Considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido;

• Verifique se no site consta, em local de destaque e de fácil visualização, informações como o CNPJ, razão social, endereço físico e eletrônico, tendo em vista a previsão destas informações conforme o Decreto Federal 7962/2013;

• Consulte a situação cadastral do CNPJ do site visitado na Receita Federal;

• Jamais compre em sites que não apresentam endereço HTTPS e um ícone de cadeado, pois estes não são certificados como seguros e podem fazer uso de qualquer informação inserida pelo consumidor;

• Verifique se há reclamações registradas por outros consumidores sobre a loja virtual onde deseja fazer sua compra no site www.consumidor.gov.br.

• Dê preferência às compras através de um cartão virtual (criado para uma compra específica)

• Lembre-se do Direito de Arrependimento, que assegura o prazo de 7 dias para desistir da compra feita por meio virtual 

• Evite promoções ofertadas via redes sociais, sempre cheque se as informações ali postadas constam nos sites oficiais das lojas;

• Evite comprar produtos enquanto conectado por redes públicas de wi-fi;

• Antes de realizar a compra, avalie a procedência, a cobrança de frete, a validade e o acondicionamento dos produtos. (Secom/PMV)

Leia também:

Banco de alimentos distribui cestas para famílias de Vitória
Serra realiza ações preventivas para evitar alagamentos
Prefeitura de Vitória prepara arenas para os torcedores
Cariacica faz ações de manutenção para evitar alagamentos
Procon-ES vai atender consumidores em Vitória neste sábado
Procon de Cariacica realiza feirão de renegociação de dívidas
Vila Velha: Prainha contará com Vila Natalina a partir do dia 25
Marruá irá transportar alunos do interior de João Neiva
Minha Rua Melhor completa 8 meses levando infraestrutura
São Mateus vai realizar obras estruturantes por toda cidade

TAGS: 
VITÓRIA | PROCON | BLACK FRIDAY | COMÉRCIO | COMPRAS