CIDADE

Blitz Cidadã atende 1.500 pessoas nesta terça-feira (17), em João Neiva.

Os interessados em obter mais informações pelos telefones (27) 3258-2725 ou 3258-3968.

Em 17/01/2017 Referência JCC

A Prefeitura Municipal de João Neiva (ES), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social (SEMTHADES), promoveu, nesta terça-feira (17), a Blitz Cidadã, para informar a população sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Durante a manhã, a iniciativa aconteceu, em frente à Praça da Igreja Católica, situada no Centro, de 9h30 às 11h, e a tarde, próximo ao banco Bradesco, no Centro, de 13h30 às 15h. Nos locais, houve distribuição de material especializado e um grupo capacitado para esclarecer dúvidas sobre os centros. 

No total, 1500 pessoas foram abordadas, entre pedestres e motoristas. Os interessados em obter mais informações sobre o trabalho do CREAS e CRAS, podem ligar para os telefones (27) 3258-2725 ou (27) 3258-3968.

CREAS

O CREAS é integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e consiste numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento ao indivíduo e as famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos e agravos a condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

O centro possui uma equipe composta de psicólogo, assistente social, advogado e educador social. Atendimento ao migrante e às vítimas de violência, abordagem de rua, liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, além de proteção à pessoa com necessidades especiais são exemplos de atividades realizadas pelo CREAS.

CRAS

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica do SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

É destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos dentre outros, prioritariamente às beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Propicia condições de inclusão e promoção social, bem como de fortalecimento dos vínculos de pertencimento comunitário e familiar. Atendimento psicossocial, visitas domiciliares, oficinas motivacionais, cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, cadastro do Bolsa Família são alguns exemplos de serviços oferecidos pelo CRAS.

Por Karina Cometti