CIDADE

Bloco Porca da Quarta de Vila Velha (ES), voltará em 2016 com novo formato.

Bloco tradicional de Vila Velha foi cancelado após confusão em 2014.

Em 18/02/2015 Referência JCC

Diferente dos últimos 25 anos, os foliões da Barra do Jucu, em Vila Velha, na Grande Vitória, não verão o desfile do tradicional bloco de rua, a Porca da Quarta. O evento, que aconteceria nesta quarta-feira (18), foi cancelado devido a uma confusão que aconteceu no último ano. Apesar do cancelamento, os organizadores prometeram a volta do bloco às ruas com mais segurança e um novo formato.

O bloco, um dos mais tradicionais do estado, chegou a ter mais de 25 mil integrantes em edições anteriores. As maiores atrações do bloco são o porco Dentinho e a família formada pela Porca-Mãe, Vovô Jali, o Porco Dentão e a Porca da Quarta.

Em 2014, o encerramento do carnaval na Barra do Jucu, acabou em confusão e prisões. A polícia precisou jogar bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Um homem foi preso por arremessar uma lata de cerveja em um policial e outro foi detido por tentar invadir uma padaria.

Nesta segunda-feira (16), o Bloco Surpresa desfilou nas ruas do bairro fazendo críticas contra a associação dos moradores, que segundo o presidente do Bloco Surpresa, Leandro Valadares, proibiu através de uma carta não assinada, a utilização de trio elétrico e do Bloco Porca da Quarta. "Resolvemos fazer essa crítica, pois acreditamos que a violência que aconteceu no ano passado, nada tem a ver com o bloco", disse.

O presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu, Denivaldo Falcão Ferreira, rebateu as críticas dizendo que a decisão foi tomada pela comunidade a partir de reuniões e a associação agiu apenas como intermediária. "Os organizadores do bloco já estão pensando em outro formato para 2016, não somos contra o carnaval", afirmou.

O vice-presidente do Bloco Porca da Quarta, Anilton Rosa Tibil, confirmou o retorno do desfile para 2016. "Infelizmente da forma que estava não dava para continuar, porém a Porca só está descansando e ano que vem, voltará em outro formato e com mais segurança", contou.

Fonte: G1-Espírito Santo