EDUCAÇÃO

Boi é amarrado à reitoria da Ufes durante protesto de servidores.

O animal foi alugado e será devolvido ao dono dela após o protesto.

Em 18/09/2015 Referência JCC

 

Um boi foi amarrado à reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na manhã desta sexta-feira (18), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

O animal foi levado ao local por servidores públicos da universidade que fazem um protesto para conseguir reajuste salarial. O bicho foi alugado e será devolvido ao dono dela após o protesto.

Segundo o coordenador do Sindicado dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), José Magesk, a ideia é fazer uma crítica ao governo, tendo em base uma fala usada pela presidente Dilma Roussef, em campanha.

"Na campanha, a presidente disse que não mexeria nos direitos dos trabalhadores, nem que a vaca tossisse. Mas, para nós, a vaca já tossiu. Por isso, trouxemos a vaca, como uma forma de repúdio ao pacotão anunciado e a outras medidas", disse Magesk.

Os servidores da Ufes estão em greve desde o dia 28 de maio e não tem data para terminar esse movimento. O principal motivo é conseguir um reajuste salarial.

Em nota, a reitoria da Ufes afirma que respeita o direito de greve dos servidores e suas manifestações, desde que sejam resguardados os direitos dos estudantes e demais membros da comunidade universitária.

“A reitoria esclarece que a greve dos servidores da Universidade tem caráter nacional e as reivindicações da categoria estão sendo negociadas diretamente junto ao Ministério da Educação. No que compete à Ufes, foi criada uma comissão para ouvir as reivindicações dos servidores e todos os recursos cabíveis estão sendo adotados a fim de buscar uma solução pacífica para a questão”, diz.

Fonte: G1-ES