ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio cai com realização de lucros e menor chance de estímulos do BoJ.

O movimento de realização de lucros impediu a bolsa japonesa de reagir.

Em 07/03/2016 Referência JCC

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (7), pressionada por realização de lucros, após os ganhos das últimas sessões, e pela menor possibilidade de o banco central japonês adotar novos estímulos monetários no curto prazo.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 0,61%, encerrando o dia a 16.911,32 pontos.

Investidores aproveitaram para embolsar lucros no mercado japonês, que vinha subindo por quatro pregões consecutivos e acumulou valorização de 5,1% na semana passada.

O recente apetite por risco também perdeu força após o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, declarar hoje que o momento é de observar como a recém-adotada taxa negativa de juros está afetando a economia do país. O comentário reduz as chances de o BC japonês relaxar ainda mais sua política monetária na reunião da próxima semana, nos dias 14 e 15. No fim de janeiro, o BoJ cortou sua taxa de depósitos, de 0,1% para -0,1%.

O movimento de realização de lucros impediu a bolsa japonesa de reagir a novos dados positivos do mercado de trabalho dos EUA, divulgados na sexta-feira. Em fevereiro, os EUA criaram mais empregos do que o esperado e os números dos dois meses anteriores foram revisados para cima.

Os destaques de baixa em Tóquio hoje incluíram a seguradora MS&AD Insurance Group Holdings (-3,9%) e a companhia elétrica Kansai Electric Power (-3,4%).

Por outro lado, a Ono Pharmaceutical subiu 4,4%, após a empresa farmacêutica anunciar um plano de desdobramento de ações, e a Sharp saltou 7,3%, em meio a expectativas de que a Foxconn feche nesta semana um acordo estimado em quase US$ 6 bilhões para assumir o controle do fabricante de eletrônicos.

Dow Jones Newswires.