ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio recua com petróleo fraco e iene valorizado.

As incertezas geradas pelo petróleo, por sua vez, vêm ajudando a impulsionar o iene.

Em 24/02/2016 Referência JCC

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta quarta-feira (24), pressionada pela fraqueza do petróleo e pela consequente valorização do iene ante o dólar.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, caiu 0,85% hoje, a 15.915,79 pontos, após recuar 0,37% no pregão anterior.

O petróleo, que ontem caiu mais de 4% em Londres e Nova York, manteve a trajetória de queda ao longo da madrugada, após uma pesquisa apontar novo aumento nos estoques dos EUA e comentários desfavoráveis de autoridades da Arábia Saudita e do Irã.

As incertezas geradas pelo petróleo, por sua vez, vêm ajudando a impulsionar o iene em relação ao dólar, tornando as ações de exportadoras japonesas menos atraentes.

A instabilidade das commodities pesou em papéis relacionados, caso da exploradora de petróleo Inpex (-1,31%), da empresa de trading Mitsubishi Corp (-2,9%) e da siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal (-1,8%).

Entre exportadoras, os destaques negativos incluíram a montadora Honda (-2,0%) e a SMC (-2,8%), do ramo de equipamentos de automação.

Já a empresa de engenharia elétrica Yokogawa Electric teve um dos piores desempenhos entre companhias com valor de mercado superior a US$ 2 bilhões, com um tombo de 6,5% em suas ações.

Fonte: Dow Jones Newswires.