ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio sobe, impulsionada por recente corte de juros do BoJ.

As ações da Sony dispararam 12% nos negócios de hoje.

Em 01/02/2016 Referência JCC

A Bolsa de Tóquio teve o segundo pregão consecutivo de fortes ganhos nesta segunda-feira (1), impulsionada por balanços positivos de empresas como Sony e Murata Manufacturing e ainda favorecida pela decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), no fim da semana passada, de adotar uma inédita política de taxa de juros negativa.

O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 1,98%, encerrando o dia a 17.865,23 pontos, após saltar 2,8% na última sexta-feira.

Diminuíram um pouco em Tóquio as preocupações de que a desaceleração da China prejudique o resultado financeiro de companhias japonesas. Embora os resultados tenham se enfraquecido, os lucros continuam sólidos, em especial das empresas menos influenciadas pela economia chinesa.

As ações da Sony dispararam 12% nos negócios de hoje, após o fabricante de eletrônicos divulgar aumento anual de 33,5% no lucro do terceiro trimestre fiscal, a 120,1 bilhões de ienes (US$ 999,8 milhões).

Já a Murata Manufacturing, que produz componentes eletrônicos, teve desempenho ainda melhor, com alta de 16% em seus papéis, depois de anunciar acréscimo anual de 34% no lucro de abril a dezembro, a 176 bilhões de ienes.

O apetite por risco no mercado japonês também permanece após o BoJ ter surpreendido os investidores, na última sexta-feira, com um corte em sua taxa de depósitos, de 0,1% para -0,1%.

Outros destaques de alta nesta segunda foram a operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo (+14%), que anunciou um plano de recompra de ações, a siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal (+10%) e a Ajinomoto (+11), do ramo alimentício.

Por outro lado, a perspectiva de um ambiente de juros baixos no Japão pesou nas ações de seguradoras e bancos, caso da Dai-ichi Life Insurance (-11%) e da Sumitomo Mitsui Financial Group (-7,6%).

Fonte: Dow Jones Newswires.