ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta.

A expectativa é que o Fed mantenha sua política inalterada

Em 26/04/2016 Referência JCC

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, apesar do clima de cautela que precede as reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). Na Oceania, a bolsa australiana foi pressionada pelos preços de commodities, que caíram nos negócios de ontem.

Incertezas antes dos encontros do Fed e do BoJ, que anunciam suas decisões amanhã e quinta-feira, respectivamente, continuam limitando a demanda por ativos considerados mais arriscados, como ações.

A expectativa é que o Fed mantenha sua política inalterada, mas dê alguma sinalização de quando poderá voltar a elevar juros. Em relação ao BoJ, os analistas estão divididos quanto à possibilidade de o BC japonês adotar novas medidas de estímulos.

Ainda que o tom seja de cautela, os mercados chineses conseguiram apagar perdas de mais cedo e terminar o dia em território positivo. O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 0,6% hoje, a 2.964,70 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1,2%, a 1.881,99 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 0,48%, a 21.407,27 pontos, impulsionado por papéis do setor financeiro, enquanto em Taiwan, o Taiex registrou leve ganho de 0,2%, a 8.581,57 pontos. Na bolsa sul-coreana, o Kospi subiu 0,25%, a 2.019,63 pontos, após dados preliminares do BC da Coreia do Sul sugerirem crescimento econômico maior do que o esperado no primeiro trimestre.

Em Tóquio, por outro lado, o Nikkei caiu 0,49%, a 17.353,28 pontos, em sua segunda queda consecutiva. A sessão também foi negativa no mercado filipino, com baixa de 0,53% do índice PSEi em Manila, a 7.211,92 pontos.

Em Sydney, a bolsa australiana, que não operou ontem devido a um feriado local, foi influenciada pela fraqueza dos preços das commodities. O petróleo, que acumulou fortes ganhos na semana passada, voltou a recuar ontem, enquanto o minério de ferro também caiu. O S&P/ASX 200 encerrou o pregão com queda de 0,3%, a 5.220,60 pontos.

Fonte: Dow Jones Newswires