ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas asiáticas sobem após Yellen sinalizar que não há pressa de elevar juros.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta de 2,15%, a 20.803,39 pontos.

Em 30/03/2016 Referência JCC

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizar que não tem pressa de elevar seus juros básicos.

Os ganhos de hoje ampliam a valorização vista na região ao longo de março, após quatro meses seguidos de perdas. Os mercados acionários da China continental e de Hong Kong, por exemplo, acumulam alta de mais de 8% desde o início do mês.

Ontem, a presidente do Fed, Janet Yellen, afirmou que as fracas condições globais impõem riscos à economia dos EUA e justificam uma trajetória gradual de aumentos de juros, sugerindo que há pouca disposição do Fed de voltar a elevar as taxas na reunião prevista para abril.

"(Yellen) e o Fed finalmente perceberam que a única forma que podem começar a normalizar a política de taxa de juros com segurança nos EUA é se prestarem atenção aos problemas que o dólar está criando no resto do mundo", comentou o estrategista-chefe de mercado da First Franklin Financial Services, Brett F. Ewing. A expectativa de elevação de juros nos EUA tende a impulsionar o dólar.

A principal bolsa chinesa, a de Xangai, subiu 2,8% hoje, a 3.000,65 pontos, enquanto a de Shenzhen, que tem menor abrangência, avançou 3,6%, a 1.906,77 pontos.

Os negócios na China também foram impulsionados por especulação de que Pequim está sustentando as ações por meio de mais um agente, que seria o braço de investimento do órgão regulador de câmbio chinês (Safe, na sigla em inglês), que pela primeira vez apareceu entre os dez principais acionistas do Bank of Communications.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta de 2,15%, a 20.803,39 pontos, enquanto o índice sul-coreano Kospi registrou ganho de 0,36% em Seul, a 2.002,14 pontos, o Taiex avançou 1,4% em Taiwan, a 8.737,04 pontos, e o filipino PSEi subiu 0,34% em Manila, a 7.299,23 pontos.

O mercado japonês foi exceção e o índice Nikkei caiu 1,31% em Tóquio, a 16.878,96 pontos, diante do enfraquecimento do dólar frente ao iene, em reação aos comentários de Yellen. O iene valorizado tende a pressionar as ações de exportadoras japonesas.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu a tendência da maior parte da região asiática e apresentou leve alta de 0,1% no índice S&P/ASX 200, a 5.010,30 pontos.

Dow Jones Newswires