CIDADE

Botoeiras inteligentes ajudam a melhorar trânsito em Serra

O primeiro equipamento deste tipo foi implantado na avenida Brasil, em Novo Horizonte

Em 19/04/2018 Referência JCC, Sinval Paulino - Secom/PMS

Botoeiras inteligentes estão ajudando a melhorar o fluxo de veículos e facilitando a vida de pedestres no município de Serra. O primeiro equipamento deste tipo foi implantado na avenida Brasil, em Novo Horizonte, num ponto movimentado, próximo a condomínios residenciais e comerciais, incluindo um grande supermercado.

O chefe do Departamento de Trânsito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, José Valter Gomes Vieira, explicou que as botoeiras inteligentes são acionadas pelo pedestre e garantem um fluxo mais organizado de veículos, agilizando o transporte urbano, por exemplo, além de servirem de orientação para deficientes visuais.

No local onde foram instaladas as novas botoeiras, a travessia é de nove metros e, ao serem acionadas, garantem um período de 16 segundos de sinal verde para a travessia – suficiente para os pedestres, já que as normativas do Contran preveem uma velocidade média de 1,2 segundo por pedestre. Se as botoeiras não forem acionadas, o ciclo de sinal verde e vermelho continua funcionando normalmente.

A outra novidade das novas botoeiras é que o sistema emite uma voz avisando sobre o sinal. Isso serve para orientar os deficientes visuais, com um sistema mais moderno que as botoeiras tradicionais. A ideia, segundo José Valter Vieira, é instalar as botoeiras inteligentes em outros pontos da cidade.

Na cidade, já funcionam as botoeiras sonoras que ajudam a orientar os pedestres. No ano passado, foram instaldas 28 novas botoeiras sonoras,  nos semáforos em alguns dos pontos mais movimentados da Serra, atendendo a pedidos de moradores, comerciantes e representantes do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.

Há botoeiras em quatro pontos da Grande Laranjeiras: na avenida Central com a avenida Norte-Sul, no cruzamento da Norte-Sul com a Eudes Scherrer (em frente à antiga Casa & Vídeo), na Eudes Scherrer em frente ao Metropolitano e na rua 1 A com a rua Holdersim, em frente à Clínica do Rim.

Além destes locais, foram instaladas botoeiras sonoras no cruzamento da Eudes Scherrer com a Norte Sul em frente ao Cartório do 1º Ofício – 2ª Zona e no cruzamento da Norte-Sul com a avenida BNH.

Imagem: Divulgação/ Sedur-PMS