EDUCAÇÃO

Brasil ajuda na elaboração de marco de educação da Unesco.

Aloizio Mercadante, chefiará a delegação brasileira presente na conferência.

Em 04/11/2015 Referência JCC

Representantes do Brasil participam, esta semana, da aprovação do Marco de Ação de Educação 2030,  em Paris. A meta central é promover uma educação de qualidade, inclusiva e igualitária ao longo de toda a vida para todos. O debate ocorre durante a 38ª Reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com a participação de 195 países.  O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chefiará a delegação brasileira presente na conferência, que apresentará experiências em educação no Brasil. 

O Marco de Ação de Educação 2030 pretende estabelecer nos níveis nacional, regional e global as prioridades para a educação até 2030, de forma a colocar em prática os compromissos assumidos na Conferência Mundial de Educação, que ocorreu em maio na cidade de Incheon, na República da Coreia. A reunião será realizada nesta quarta-feira (4), com a presença de representantes dos 195 estados membros das Nações Unidas.

Objetivos até 2030

Os enfoques estratégicos preveem o fortalecimento de políticas, planos, legislações e sistemas que enfatizem a promoção da educação como meio de inclusão e igualdade de gênero. O grande objetivo é que até 2030 os países membros ofereçam educação com qualidade de aprendizado a todos, mesmo àqueles que estejam em situação de emergência.

Dentro dos objetivos globais se buscará resguardar a todos os meninos e meninas, até 2030, educação primária e secundária completa, gratuita, justa e de qualidade. 

O documento abordará a necessidade de eliminação da disparidade entre os gêneros, o acesso a condições de qualidade para pessoas vulneráveis, portadores de necessidades especiais, populações indígenas, crianças em situações de risco, para que possam ser preservados em todos os níveis de educação.

Conferência

A Conferência Geral é realizada a cada dois anos com a participação de Estados membros e associados. São convidados a participar observadores de países não membros, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais e fundações. A Conferência deste ano também marca o 70º aniversário da Unesco, que acolherá, nos dias 16 e 17 de novembro, um Fórum de Dirigentes, do qual participarão chefes de Estado e de governo dos países membros da organização.

Fonte: Ministério da Educação