MEIO AMBIENTE

Brasil amplia uso de energias eólica e solar e reduz índice fósseis

Resultado que ficou abaixo de 5% pela 1ª vez em um mês desde julho de 2012, afirma Ember.

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Phall.com

Os parques eólicos e solares, que representam apenas 12% e 3%, respectivamente, da matriz energética do Brasil, tornaram possível a redução das fontes poluentes.

A crescente produção de energias eólica e solar no Brasil permitiu ao país reduzir em fevereiro o uso de combustíveis fósseis para gerar eletricidade ao menor nível em uma década, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira.

A vasta rede de energia elétrica no Brasil utilizou 4,9% de combustíveis fósseis em fevereiro deste ano, resultado que ficou abaixo de 5% pela primeira vez em um mês desde julho de 2012, afirma em sua análise o centro de estudos Ember, que promove o uso de energia limpa.

Fontes poluentes

No primeiro trimestre do ano, as fontes poluentes geraram 5,4% da energia elétrica, contra 10% no mesmo período de 2022.

Como resultado, as emissões de CO2 do setor caíram 29% no mesmo período, apesar do aumento na geração de energia elétrica.

Os parques eólicos e solares, que representam apenas 12% e 3%, respectivamente, da matriz energética do Brasil, tornaram possível a redução das fontes poluentes.

O país tem uma enorme rede hidrelétrica. E as boas condições dos reservatórios, graças às fortes chuvas, ajudam a manter as fontes fósseis sob controle.

"Com 63% da matriz energética, a rede hidrelétrica continua sendo a espinha dorsal do sistema”, declarou à AFP o autor do estudo, Matt Ewen.

Na última década, no entanto, as hidrelétricas perderam desempenho, caindo de 59% em 2011 para 38% em 2021, e não aumentaram a geração de energia elétrica, enquanto a demanda continuou crescendo.

Do outro lado, a geração de energia por turbinas eólicas aumentou 36% desde 2011 e a solar 26%. Combinadas, as duas foram responsáveis por 73% do crescimento da demanda desde então.

Sem fósseis

Para Ewen, o desenvolvimento das energias eólica e solar será crucial se o Brasil deseja tomar distância dos combustíveis fósseis no futuro.

As fontes renováveis terão um papel importante no futuro mix de geração de energia, em conjunto com a hidrelétrica. Mas terão que crescer muito para atender às futuras demandas futuras do país”, acrescentou.

O Brasil, que assumirá a presidência do G20 em 2024, tem o maior percentual de energia elétrica limpa do grupo, de acordo com outra análise do centro de estudos Ember, que tem sede no Reino Unido.

Em 2022, o país gerou 89% de sua energia elétrica de fontes limpas. A participação dos combustíveis fósseis atingiu 11%, principalmente gás.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o governo em janeiro, prometeu aumentar o percentual de energia limpa e retomar a liderança do país na questão climática, após quatro anos de negacionismo científico durante o governo de Jair Bolsonaro. (AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

PMVV: Inspetoria Ambiental resgata gambá em residência
Vale culpa a pandemia no atraso das obras para reduzir poluição
ALES: Comissão fiscaliza a qualidade do ar na Grande Vitória
Governo ES inaugura Praça Saudável em Atílio Vivácqua
Casagrande autoriza restauração do Solar Miguel Simão
Governador anuncia novos investimentos em Muniz Freire
Estado fará investimentos em gestão de recursos hídricos
Casagrande entrega ambulâncias para o SAMU na região norte
Governador Casagrande autoriza obras em São Gabriel da Palha
Casagrande anuncia novos investimentos em Marilândia
Governo do Estado entrega reforma e ampliação do Ciodes

TAGS:
ENERGIA | LIMPA | FÓSSEIS | EÓLICA | SOLAR | ÍNDICE