ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil busca ouro inédito para o futebol olímpico.

Atletas acreditam que jogar em casa é fator que deve ajudar para impulsionar o desempenho.

Em 21/01/2016 Referência JCC

As seleções masculina e feminina de futebol do Brasil têm a chance de alcançar, nos Jogos Rio 2016, o único título que ainda falta ao País na modalidade: o ouro olímpico. É com esse objetivo que o paulista Gabriel Fernando de Jesus, 18 anos, e a gaúcha Andressa Cavalari Machry, 20, levam adiante a preparação.

"Temos grandes jogadores e teremos reforços de atletas com a idade acima. É uma responsabilidade grande, a imprensa e a torcida vão pressionar, mas  estaremos preparados para tudo e faremos o impossível para o Brasil ter orgulho de nós", afirma Gabriel, que é atacante do Palmeiras. 

"O Brasil, por ser considerado o país do futebol, busca muito essa medalha de ouro. Para a gente seria muito bom, um passo a mais para o futebol feminino e uma conquista histórica. A gente está feliz por ser no nosso País, é uma oportunidade única. A gente está se preparando muito bem e esperamos trazer uma medalha, usar a torcida a nosso favor, sem colocar um peso nas costas", acrescenta Andressina, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Convocado para a seleção olímpica pela primeira vez no ano passado, Gabriel Jesus viu a sua carreira dar um salto significativo em 2015. De promessa da base do Palmeiras, passou a revelação do futebol brasileiro e xodó dos torcedores. "Foi um ano especial e importantíssimo para mim. Consegui me firmar no Palmeiras, fui campeão da Copa do Brasil na minha primeira temporada como profissional e acabei convocado para as Seleções Sub-20 e Olímpica", conta.

Para Andressinha, 2015 também foi marcante. Ela se firmou na seleção feminina, disputou o Mundial, foi campeã no Pan e jogou nos Estados Unidos pelo Houston Dash. "Acho que 2015 foi o ano em que eu mais aprendi. Disputei competições importantes e conheci o futebol nos EUA, que é muito profissional e valorizado. Espero voltar a jogar lá em breve", diz.

As seleções brasileiras masculina e feminina de futebol já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos, pelo fato de o Brasil ser o país-sede.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Portal Brasil 2016