CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Brasil terá mais de 18 mil robôs até 2017.

Dados da IFR mostram que a produção de robôs industriais segue tendência mundial de alta.

Em 14/04/2015 Referência JCC

Crise é uma palavra que passa longe do setor mundial de robótica. A Federação Internacional de Robótica (IFR, na siga em inglês) estima que em 2014 foram vendidas 225 mil unidades de robôs industriais em todo o mundo, crescimento de 23% em relação aos resultados de 2013. No Brasil, a instituição estima que cerca de 10 mil robôs estiveram em operação no país no último ano, número que deve dobrar até 2017, chegando a mais de 18 mil robôs.

Buscando a popularização do tema, a Equipe de Robótica da Ufes (ERUS) promove nos dias 10, 11 e 12 de junho o 2º Torneio de Robótica (TRUFES), no Centro Tecnológico (CT) da instituição, em Vitória. As inscrições das equipes, que devem ser compostas por três integrantes, de qualquer nível de escolaridade, estão abertas até o dia 24 de abril pelo site http://trufes.erusbot.com.

O Torneio tem o objetivo de difundir a prática de robótica, popularizando um assunto que ainda é visto como tópico de ficção científica. Para isso, serão produzidos veículos autônomos terrestres (UGV – Unmaned Ground Vehicles) capazes de realizar o desafio e se adaptar a eventuais imperfeições do ambiente.

“É uma oportunidade para estimular os alunos a buscarem novos conhecimentos, a fim de resolver um desafio baseado em um problema real, além de permitir que seja colocado em prática o aprendizado adquirido em sala de aula”, explica a coordenadora da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS), Roberta Gomes.

O 2º Torneio de Robótica da Universidade Federal do Espírito Santo (TRUFES) é patrocinado pela Geocontrol e organizado pela ERUS, com apoio da Ufes, de professores do CT e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Computação, dos Departamentos de Informática e Engenharia Elétrica.

Sobre o torneio

As equipes participarão de um desafio que simula uma operação de resgate de reféns e desarmamento de uma bomba em um shopping. Os robôs deverão ser veículos autônomos, capazes de navegar pela arena construída e completar os objetivos sem qualquer interação humana ou com equipamentos externos, como computadores, smartphones, tablets e rádios, utilizando apenas um sistema embarcado para o processamento de dados. A missão dos robôs será entrar no estabelecimento, encaminhar as pessoas para uma área segura e impedir que a bomba exploda.

Durante o percurso, as equipes receberão pontuações de acordo com os objetivos que forem cumpridos. O júri da competição será composto por professores com experiência em competições de robótica e integrantes da Equipe de Robótica da Ufes (ERUS).

Serviço:

2º Torneio de Robótica da Ufes (TRUFES)

Quando: 10, 11 e 12 de junho

Onde: Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória

Inscrições das equipes: R$ 90, abertas até o dia 24 de abril

Fonte: Geocontrol