ESPORTE INTERNACIONAL

Brasileiro Raoni Monteiro é suspenso por 20 meses pelo uso de doping.

Surfista veterano utilizou substância proibida durante o Pipe Masters.

Em 14/05/2015 Referência JCC

Integrante da elite do surfe mundial até o ano passado, o brasileiro Raoni Monteiro foi suspenso por 20 meses por ter sido flagrado em um exame antidoping realizado no Pipe Masters, a última etapa da temporada de 2014 do Circuito Mundial, em dezembro, no Havaí. De acordo com comunicado da Liga Mundial de Surfe (WSL), o surfista de Saquarema (RJ) utilizou uma substância não divulgada para melhorar sua performance. Raoni alegou que usou um medicamento receitado por seu fisiologista. A WSL fez questão de ressaltar que Raoni Monteiro e seus representantes contribuíram com as investigações do comitê disciplinar da entidade.

- Eu cometi um erro sem querer, mas as regras são feitas para serem seguidas e as quebrei. Vou trabalhar forte neste tempo longe das competições, para retomar o meu melhor e competir novamente no ano que vem - afirmou Raoni, no comunicado divulgado pela WSL.

A suspensão do veterano de 33 anos vai do dia 12 de dezembro de 2014 até o dia 12 de agosto de 2016. Raoni disputou oito temporadas no WCT. A melhor colocação dele foi a 23ª colocação, em 2004. Ele deixou a elite, porque foi apenas o 35º colocado em 2014, quando Gabriel Medina se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial. Após perder a vaga, Raoni chegou a dizer que não via a hora de 2014 acabar.

Até agora, o único caso registrado de doping no surfe profissional era o de Neco Padaratz. Em 2002, durante uma etapa na França, o catarinense foi flagrado por uso de esteroide e ficou um ano afastado. Em 2010, o havaiano tricampeão mundial Andy Irons morreu após ingestão aguda de drogas. Ele voltava para casa, depois de desistir de uma etapa em Porto Rico.

Fonte: Globo Esporte