CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Brasileiros participarão do desenvolvimento da tecnologia 5G na Europa

Iniciativa apoiará ida de especialistas e pesquisadores brasileiros para acompanhar desenvolvimento.

Em 23/07/2015 Referência JCC

O Ministério das Comunicações teve iniciativa selecionada para o desenvolvimento da quinta geração da telefonia móvel, o 5G, dentro do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Com a escolha, os Diálogos Setoriais apoiarão a ida de especialistas e pesquisadores brasileiros para acompanhar o desenvolvimento do 5G na Europa. Em seguida, também virão especialistas de lá para cooperar com o trabalho feito no Brasil.

Intuito é promover a troca de informações e contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais. O projeto é encabeçado pela Secretaria de Telecomunicações. A previsão é que a ida dos especialistas brasileiros deve acontecer entre setembro e novembro. Já a missão europeia no Brasil deve acontecer no primeiro semestre de 2016.

Países de todo o mundo vêm estudando o 5G, diz o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MiniCom, José Gontijo. Por isso, a regulamentação da tecnologia depende de decisões nos fóruns internacionais. "Existem várias iniciativas com o 5G espalhadas em todo o mundo e no Brasil há projetos em andamento. Nós temos nos relacionado com a Coreia do Sul e com a União Europeia para o desenvolvimento da tecnologia", afirma.

Testes

A tecnologia 5G ainda não tem padrões definidos, mas testes feitos em alguns países apontam que a velocidade de download aumentaria para 10 a 50 gigabits por segundo. Atualmente, as redes 4G atingem uma velocidade média bem inferior, de 20 Megabits por segundo – um filme em HD será baixado em poucos segundos no 5G, enquanto na conexão 4G leva alguns minutos.

Fonte: Ministério das Comunicações