SAÚDE

Brasileiros pouco sabem sobre AVC

Mulheres são as mais propensas a ter a doença, segundo pesquisa

Em 29/10/2014 Referência JCC

Mesmo sendo considerada a segunda principal causa de morte no mundo, muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça representada pelo acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Um novo estudo de opinião pública patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO) mostrou que, apesar de a maioria dos entrevistados confirmarem saber sobre o AVC, apenas 18% deles percebem que cerca de uma em cada seis pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral. E grande parte das pessoas, representando 87% do estudo, não sabe que as mulheres estão entre mais sujeitas a sofrer de derrame.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 100 mil pessoas morrem no Brasil por ano do mal. E mesmo com esses números, um em cada 10 dos consultados sabia que a fala mais arrastada e a dormência do rosto podem ser sintomas fortes. Hipertensão, cigarro, álcool em excesso, depressão, diabetes, sedentarismo e colesterol alto estão entre os fatores de risco tanto para AVC quanto para infarto.

A doença, que é um fator de incapacidade, é caracterizada geralmente pela falta de irrigação sanguínea em alguma parte do cérebro. O cardiologista Schariff Moysés alerta para a necessidade de enfatizar os riscos e as medidas que as pessoas podem tomar para evitar a doença. “É um assunto de interesse público e a pesquisa mostrou que há uma lacuna que precisa ser revista. Temos que orientar a população sobre a urgência do tratamento precoce, e isso depende da sociedade como um todo, e de hábitos saudáveis de vida”.

Fonte: C2 Comunicação - André Sacramento