TEMAS GERAIS

Busca por autenticidade coloca aplicativos de paquera em xeque

Jovens admitem não usar plataformas como Tinder, Bumble e preferem Instagram ou TikTok.

Em 03/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Somente no Brasil, o Tinder tem mais de 10 milhões de usuários cadastrados.

Fenômenos durante a pandemia, os apps de namoro vivem um novo desafio: a adesão das novas gerações. Pesquisa da Consumoteca, realizada na Argentina, Brasil, Colômbia e México, repercutida inicialmente no Brasil pelo site The Summer Hunter, apontou que 51% dos jovens de 17 a 24 anos afirmam nunca ter utilizado plataformas como Tinder, Bumble e Grindr para encontrar seus pares românticos.

A justifica de grande parte dos entrevistados é que esses aplicativos funcionam como “vitrines fakes”. Nativos digitais, eles querem que seus pares da internet sejam minimamente reais. Instagram e TikTok aparecem como as plataformas preferidas para que essa faixa etária conheça seus romances. Essa busca por autenticidade contribuiu para o crescimento de outras plataformas que se baseiam na mesma premissa, como é o caso do BeReal, criada em 2020, a plataforma ultrapassou a marca de 4 milhões de usuários em setembro do ano passado.

Os apps de namoro viveram um boom durante a pandemia. Relatório divulgado pelo Match Group, proprietário de aplicativos de relacionamento como Tinder, OkCupid e Hinge, revelou que, no terceiro trimestre de 2020, a companhia registrou 10,8 milhões de usuários pagantes em seus apps de paquera em todo o mundo, um salto de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No caso das plataformas de namoro, o cenário não foi diferente. De acordo com o Dating.co, houve um aumento de 82% no namoro online global em março de 2020, quando as medidas de isolamento entraram em vigor em diversos países. O levantamento revela que usuários norte-americanos são os que mais dão match no mundo, com seis ou mais conversas acontecendo simultaneamente. O Top 5 inclui também Índia, Irlanda, Reino Unido e Espanha. (Por Luiz Gustavo Pacete, da Forbes Tech)

Leia também:

Retirada de garimpeiros ilegais da TI Yanomami é prioridade
Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo
Mercado da tecnologia continua aquecido, apesar das demissões
Aneel mantém bandeira tarifária verde para mês de fevereiro
Jogo entre Vasco e Volta Redonda terá ônibus de reserva
Ibiraçu vira campo de filmagem para um documentário
Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas
São Paulo anuncia mais 220 km de faixa azul para motos
Detran|ES sugere cuidados para contratar transporte escola
Lista de credores da FTX tem nomes como Netflix e Amazon
Prova de vida vai passar a ser responsabilidade do INSS

TAGS:
RELACIONAMENTO | PAQUERA | APLICATIVOS | TINDER | INSTAGRAM