CIDADE

Cachoeiro ganhará um Centro de Atendimento ao Autista

PMCI ganhará Centro de Atendimento ao Autista, Caps Infantil e Centro de Especialidades

Em 29/12/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

A instituição de ensino superior mantém cursos de graduação na área da saúde e, em cooperação com a gestão municipal, atua na construção de novos equipamentos públicos para atender a população.

Na tarde da última quarta-feira (27), a Prefeitura de Cachoeiro realizou uma apresentação de novos projetos, na área da saúde, que serão executados em parceria com a Faculdade Multivix.

A instituição de ensino superior mantém cursos de graduação na área da saúde e, em cooperação com a gestão municipal, atua na construção de novos equipamentos públicos para atender a população.

>> Tudo pronto para a grande Festa de Réveillon na cidade de Vitória

Como fruto dessa parceria, já foram entregues, à população, espaços como a Unidade de Saúde da Mulher “Dra. Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e, recentemente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro Basileia e do distrito de Gironda.

Agora, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), avança com novas iniciativas frutos dessa parceria. A apresentação dos projetos foi realizada na Escola Estadual Getúlio Vargas (Polivalente Aquidaban).

Um dos novos equipamentos públicos propostos é a Centro de Atendimento ao Autista, que oferecerá atendimento multidisciplinar e integrado de acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como o acompanhamento das famílias.

Em seguida, foi apresentado o projeto para construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi),  destinado a crianças e adolescentes que possuem algum tipo de comprometimento psíquico. No local, além de atendimento e acompanhamento, na área da saúde, também serão realizadas ações recreativas de acordo com a faixa etária de cada paciente, como oficinas e atividades lúdicas.

Já o terceiro projeto trata-se do Centro de Especialidades Médicas, que oferecerá consultas com médicos especialistas para a população, agilizando e facilitando os atendimentos em diversas áreas da medicina.

A expectativa é a de que as obras tenham início no primeiro quadrimestre de 2024, sob responsabilidade da Faculdade Multivix que, como contrapartida, utilizará os espaços como extensão do ambiente acadêmico, para a realização de estágios supervisionados e projetos de pesquisas científicas.

“Como gestores públicos, estamos, sempre, em busca de parcerias que nos ajudem a concretizar projetos que visem melhorar os serviços em saúde e quem ganha com isso é a população, que passa a ter uma rede de atendimento, cada vez mais, qualificada e humana”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Esses projetos, quando concretizados, serão a realização de um sonho antigo, que é o de oferecermos espaços dedicados, especialmente, ao público com transtorno do espectro autista e de atendimento a crianças e adolescentes que necessitam de um acompanhamento psiquiátrico especializado, em serviços públicos, gratuitos, com um atendimento humano e de qualidade para todos”, frisou o prefeito Victor Coelho. (Secom/PMCI)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Tudo pronto para a grande Festa de Réveillon na cidade de Vitória
Reformas e ampliações nas unidades de saúde levam melhorias
Na Serra, "Plano Verão + Seguro" terá início dia 1º de janeiro
Vitória: Novo Creas será construído em Bento Ferreira
Praça de Coqueiral de Itaparica será entregue à comunidade
Cachoeiro entrega veículo para entidade ligada ao esporte
Prefeitura intensifica limpeza nas ruas do litoral de Aracruz
Nova Orla de Cariacica terá 34 vagas de estacionamento
Vitória vai receber mais 30 banheiros químicos para o verão
PMCI: Distrito de Gironda ganha nova unidade de saúde

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | CENTRO DE ATENDIEMENTO | AUTISTA | CAPS | ESPECIALIDADES