TEMAS GERAIS

Capital paranaense completa 322 anos.

Cidade é marcada por boa infraestrutura, variedade gastronômica e natureza preservada

Em 10/03/2015 Referência JCC

Curitiba está em festa. A cidade verde vai comemorar, em 29 de março, seu 322º aniversário. Visitantes e moradores curitibanos poderão participar, gratuitamente, de uma extensa programação de shows, eventos culturais e esportivos, que se estendem por todo o mês.

A cidade ganha uma nova área de preservação, a do Bugio, maior reserva de araucárias da cidade, com quase 800 hectares. Será mais uma área verde além dos 25 parques, como o Barigui, o Tanguá e o Tingui.

A novidade para quem visita a cidade pela primeira vez são os táxis elétricos, ainda em fase de testes, que em breve passam a integrar a frota tradicional. A rodoferroviária já está conectada por uma rede de internet sem fio gratuita aos visitantes, turistas e moradores.

E a boa mesa ganhou um reforço, com produtos na nova feira no sítio Cercado, que agora oferece frutas, verduras e legumes por um preço fixo.

Este ano será especialmente bom para o turismo da cidade. Curitiba, que recebe por ano 3,7 milhões de visitantes, vai ganhar ainda mais com os seis feriados prolongados. Eles vão motivar 606,6 mil viagens e acrescentar R$ 824 milhões à economia do Paraná, segundo o Ministério do Turismo. 

O destaque vai para o dia 12 de outubro, feriados do Dia de Nossa Senhora Aparecida e também Dia das Crianças, que deverão registrar a maior movimentação financeira e de pessoas nos destinos paranaenses, com R$ 152,3 milhões para a economia e 112,1 mil viagens para o estado.

Para quem ainda não conhece Curitiba, vale visitar o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, a Torre Panorâmica e o Bosque do Alemão.

O Ministério do Turismo já repassou mais de 75 milhões em investimentos para a cidade, como implantação de sinalização turísticas, pontos de informações turísticas, revitalização em obras de acessibilidade na Praça da Espanha, por exemplo.

Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara.

Os imigrantes - europeus e de outros continentes -, ao longo do século XX, deram nova conotação ao cotidiano de Curitiba.

Seus modos de ser e de fazer se incorporaram de tal maneira à cidade que hoje são bem curitibanas festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados.

Esta é representada nos diversos memoriais da imigração, em espaços públicos como parques e bosques municipais.

A capital do Estado do Paraná, formada num altiplano 934 metros acima do nível do mar, carente de marcos de paisagem oferecidos pela natureza, acabou criando suas principais referências pela ciência e pela mão humana.

Fonte: Ministério do Turismo e Prefeitura de Curitiba