ESPORTE CAPIXABA

Capixaba supera doença e faz história no mundial de levantamento de peso

Após se recuperar de um coma e readquirir força muscular, a atleta Valesca Rocha conquistou o tri-campeonato.

Em 01/12/2014 Referência JCC

Adiado por um ano devido a um grave problema de saúde, o tricampeonato mundial de levantamento de peso, enfim, chegou para a capixaba Valesca Rocha. No último final de semana, em Las Vegas, Estados Unidos, a atleta além de mais um campeonato conquistado, quebrou um recorde que há 15 anos não era batido, ao levantar um peso de 163,5 quilogramas, no levantamento terra, um quilo a mais do que a norte-americana, até então detentora do feito.

Campeã mundial em 2011 e 2012, Valesca ficou impossibilitada de competir ano passado em consequência de um coma que passou, iniciado com uma infecção urinária. Após um ano de superações, onde fez trabalhos de regeneração muscular, psicológico, alimentação e volta gradual às competições, a capixaba enfim conseguiu seu objetivo maior, e viveu com ele um momento de forte emoção.

- Quando peguei a barra comecei a chorar muito. Eu disse que levantaria o peso para Deus e levantei ela chorando. Parecia que eu estava levantando uma espuma, não senti peso. Fiz um propósito com Deus, que ia lutar até o final por esse recorde. Disse a ele que o primeiro a homenagear seria ele, que me deu a vida de volta.

 

A atleta também relembrou o que viveu até a volta em grande estilo. Valesca contou como a sua recuperação foi dramática e teve que recomeçar a sua história no esporte desde o começo, com trabalhos de recuperação.

- Eu ia tentar o tri ano passado. Eu já estava do lado do recorde. Eu tinha levantado 160 quilos, faltavam dois e meio, mas um mês depois caí de cama. Fiquei 13 dias em coma e quando acordei tive que começar do zero, fazer toda reabilitação. Meus rins, meus pulmões tinham parado. Foi um ano correndo atrás disso - relembra a capixaba.

Ciente do problema de infecção urinária que vem sofrendo o Rei Pelé, parecido com o que viveu, a capixaba Valesca Rocha disse estar sensibilizada com o estado de saúde do Atleta do Século 20 e torce para uma melhora rápida do ex-jogador, que se encontra internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

- Estou muito sensibilizada com a situação dele, que é praticamente igual a minha, a diferença é que eu dormi. Não desejo isso para ninguém. Mas ele é um ídolo, um guerreiro na vida, vai ser mais uma superação para ele. A vezes a gente cai na doença para dar mais valor a vida - torce a capixaba.

Se levada ao Rei do Futebol a história de superação de Valesca pode servir de estímulo, pode ser assim também para muitos brasileiros, que possivelmente verão a capixaba numa volta ao Programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. É que em maio Valesca venceu o quadro "Se vira nos 30" e teria sido convidada pelo apresentador para voltar em caso de conquista do tri mundial da atleta. O tema abordado seria a força da mulher brasileira. Outro programa Global, que a capixaba esteve, este ano, foi o Amor e Sexo da apresentadora Fernanda Lima. 

Fonte: Globo Esporte