SAÚDE

Cardiologista alerta riscos da atividade física durante iverno

Nessa época do ano doenças cardiovasculares podem ter um aumento de até 30%.

Em 12/07/2018 Referência JCC / Laísa Rasseli - C2

O inverno ainda está meio tímido no Espírito Santo, mas antes que as baixas temperaturas cheguem é preciso preparar o corpo. É nessa época do ano que as doenças cardiovasculares, como o infarto, podem ter um aumento de até 30% de acordo com dados da American Heart Association.

O alerta é principalmente para os pacientes que sofrem com problemas como pressão alta ou têm histórico genético. “Nos dias frios, os vasos sanguíneos tendem a ficar mais contraídos, o que pode dificultar a circulação. Por isso, o grupo de risco precisa estar atento na hora de praticar atividades físicas, já que o exercício demanda mais oxigênio e aumenta a pressão arterial”, explica o cardiologista Schariff Moysés.

Moysés lembra, ainda, que antes de iniciar uma atividade física é fundamental fazer exames cardiológicos, em qualquer época do ano. “Os exercícios são muito importantes para a saúde, mas a recomendação é que sejam sempre acompanhados de visitas periódicas ao médico. Muitas pessoas têm problemas cardíacos e não sabem, por isso os exames são indispensáveis”, finaliza o cardiologista.

(Foto: Divulgação)