EDUCAÇÃO

Cariacica recebe 20 educadores do programa Ensina Brasil

Professores foram apresentados no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Em 05/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto Claudio Postay/PMC

O Ensina Brasil atua em mais de 50 países, fazendo intercâmbio de educadores e expandindo oportunidades educacionais.

Oferecer uma educação de qualidade é uma das prioridades em Cariacica e a rede municipal de ensino acaba de receber 20 novos profissionais de educação do programa Ensina Brasil para atuar na rede municipal de ensino. O projeto, que funciona na cidade desde 2019, neste ano letivo, contará com 60 educadores de diversas partes do País para lecionar para alunos do Ensino Fundamental II, que inclui turmas do 6º ao 9º ano.

Os novos professores foram apresentados no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). O Ensina Brasil atua em mais de 50 países, fazendo intercâmbio de educadores e expandindo oportunidades educacionais.

A coordenadora do Ensina Brasil em Cariacica, Melina Carminati, explica que o programa envolve educadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Goiás, Pernambuco, Brasília, Piauí, além de profissionais do Espírito Santo.

"São educadores que passaram pela seleção do Ensina Brasil e que, em seguida, passaram por um treinamento com profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cariacica".

Entre os profissionais que vieram de outros estados está Pedro Abi-Rezik, de 28 anos, que veio do Rio de Janeiro. Ele é o mestre em Biologia.

"Cheguei ao Estado pelo programa e, apesar de ter morado em outros estados por causa da profissão, venho com o desejo de acrescentar qualidade ao sistema. Minha expectativa é lidar com uma realidade diferente e trazer conhecimento".

O professor de História Luiz Guilherme Cavanellas, 24, veio de Pernambuco, e também está animado para atuar na rede de ensino do município.

"Estou saindo da minha zona de conforto e será um prazer lecionar aqui".

Entre os profissionais do Espírito Santo está a mestre em Engenharia Alice Castro Cantele Coelho, 29. "Finalizei meu mestrado em Portugal e voltei para o Estado, em 2020, devido à pandemia. Estou muito animada com essa possibilidade de lecionar, pois acho que será uma experiência enriquecedora".

Quem também está ansioso é o graduado em Ciências Biológicas Gabriel Luis Bortolin Lourenço, 24. Ele também representa o Estado no programa.

"Estamos reunindo pessoas com um mesmo objetivo, que é o de ensinar, que estão indo pelo mesmo caminho".

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, destacou a importância dos profissionais do Ensina Brasil e como contribuem para a qualidade de ensino na cidade.

"Esta já é a terceira turma que chega ao município e percebemos como acrescentam ao trabalho que já é realizado pela Seme".

O prefeito Euclério Sampaio também elogiou o programa.

"É em desafios e projetos como estes que mostramos como Cariacica educa. É algo muito especial, pois são jovens que ajudam na educação de jovens".

Melina Carminati destacou, ainda, que entre as principais vantagens que o programa já trouxe para o município desde a sua implantação estão a redução da evasão escolar, maior interação com a comunidade, maior comprometimento com as atividades e maior busca de parcerias.

Em Cariacica, desde a implantação do programa, mais de mil alunos já participaram do projeto, já foram produzidos 75 vídeos e impressas 75 atividades para manter o aluno sempre envolvido com a escola, dentro da plataforma #DeverEmCasa, que durante toda a pandemia auxilia a escola a manter o ensino de qualidade para os 47.752 alunos.  (Com informações da Prefeitura de Cariaica)