AGRICULTURA

Carlos Fávaro e Haddad debatem o cenário da produção agrícola

Com as chuvas, ou a falta dela em algumas regiões, a safra de grãos sofre com perdas produção.

Em 26/02/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura e Pecuária

Na segunda reunião do ano entre Carlos Fávaro e Fernando Haddad, os ministérios estudam medidas conjuntas para manter a estabilidade da agropecuária brasileira.


Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffens

Em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última quinta-feira (22), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou o cenário e as perspectivas da produção agrícola brasileira, especialmente em relação à safra de soja e milho.

>>Primeira fábrica de azeite é inaugurada no Espírito Santo

Devido ao impacto das mudanças climáticas, com estiagens em determinadas regiões e chuvas intensas em outras, a atual safra de grãos sofre com perdas de produtividade e os impactos dos preços das commodities e do custeio da produção.

“Devemos ter um ano de pouca renda no campo, aliado a isso, problemas climáticos em todo o Brasil que demandam atenção e medidas a serem adotadas pelo Governo Federal para manter a estabilidade do setor, bem como o crescimento da economia e a geração de empregos. É importante ressaltar que não existe crise no setor. Tivemos um superávit na balança comercial de quase U$ 12 bilhões em janeiro e estamos atentos à produção para que ela continue se desenvolvendo com estabioidade”, detalhou Fávaro.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vem fazendo o acompanhamento da safra, que atualmente está em aproximadamente 30% da colheita, e elaborando propostas em tempo real, conforme se apresenta o desempenho da produção.

No dia 30 de janeiro, Fávaro apresentou as primeiras projeções do cenário da agropecuária nacional de 2024 para Haddad e, desde então, o Mapa vem trabalhando conjuntamente com o Ministério da Fazenda para o estudo das propostas a serem apresentadas.

Defesa Agropecuária

Outro assunto discutido durante o encontro foi a reestruturação das carreiras da Defesa Agropecuária. As reivindicações da categoria apresentam impactos orçamentários e estão sob avaliação do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). No entanto, Fávaro ponderou a Haddad a importância da interlocução entre as pastas. (Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Primeira fábrica de azeite é inaugurada no Espírito Santo
Governo da Zâmbia "abre o armazém" para o café brasileiro
Ecoporanga sediará o "2° Conilon Tec" no próximo dia 23
Inscrições abertas para curso gratuito sobre produção de café
Cariacica entrega 11 máquinas agrícolas nesta quinta-feira (8) 
Governo ES reestrutura feiras com repasse de novas barracas
Viana recebe doação de mudas de lúpulo para Polo Cervejeiro
Registro de novos agrotóxicos segue em alta no Brasil
ES se consolida no topo da produção de pimenta-do-reino
Encontro de Cafeicultores do IFES de Alegre será dias 01 e 02
Governo entrega equipamentos para municípios e cooperativa

TAGS:
MINISTROS | CENÁRIO | PRODUÇÃO | AGRÍCOLA | CHUVAS