TEMAS GERAIS

Carnaval 2015: Sambão do Povo recebe mais uma aplicação de raticida

O Sambão do Povo está sendo preparado para receber milhares de foliões...

Em 15/01/2015 Referência JCC

O Sambão do Povo está sendo preparado para receber milhares de foliões nos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2015. Dando prosseguimento às ações de desratização para a folia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá realizar nesta sexta-feira (16) a aplicação de raticida na avenida Dário Lourenço de Souza e nas vias próximas ao bairro Mário Cypreste.

Para não atrapalhar a realização dos ensaios técnicos na avenida, que começarão nesta segunda-feira (19), a aplicação do produto foi antecipada. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) fará ainda mais um repasse do raticida, que está programado para acontecer no dia 2 de fevereiro. Os desfiles acontecerão no período de 5 a 7 de fevereiro.

O Centro realizou a primeira aplicação do produto para controle de roedores na última quinta-feira (8), com três tipos de raticida: em bloco (para os bueiros), em pó (para aplicação em tocas) e em forma granulada (caso haja necessidade de utilização em áreas internas do Sambão).

Segundo o supervisor do Serviço de Controle de Roedores e Animais Sinantrópicos do CVSA, Marcos César de Vasconcelos, os produtos serão aplicados em locais verificados pelos agentes de combate às endemias com focos de infestação, como pontos viciados de lixo, bueiros e bocas de lobo.

Medidas de prevenção

Além dessas ações específicas, o CVSA continuará realizando medidas rotineiras de prevenção para o controle de roedores. No entanto, a população também pode colaborar para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas adotando medidas simples, como:

  • acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar o acesso de animais;
  • dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
  • manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
  • eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como bebedouros de animais domésticos;

O CVSA também realiza atendimento das solicitações de controle de roedores pelo Fala Vitória 156.

Fonte:PMV