CIDADE

Carnaval de Vitória (ES): blocos de rua podem se inscrever para desfiles.

Os desfiles acontecerão entre os dias 17 de janeiro e 28 de fevereiro de 2015.

Em 14/12/2014 Referência JCC

A alegria dos blocos de rua está garantida no Carnaval. Com o objetivo de garantir a diversão e a segurança dos foliões, a Prefeitura de Vitória preparou o edital de blocos de Carnaval 2015, que vai oferecer apoio logístico e financeiro para os desfiles nos bairros.

Os desfiles acontecerão entre os dias 17 de janeiro e 28 de fevereiro de 2015. Para participar do edital, os responsáveis pelos blocos terão que encaminhar o pedido para o Protocolo Geral da Prefeitura até o dia 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O modelo de apoio foi debatido em uma reunião no dia 17 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O edital tem o objetivo de tornar mais transparentes, democráticas e organizadas as festividades carnavalescas da capital. "Com esse edital de blocos de Carnaval, a Semc confirma sua disposição em estimular as manifestações culturais de maneira organizada e transparente. Queremos incentivar os eventos carnavalescos e compartilhar com as comunidades o nosso compromisso pela harmonia entre moradores e foliões durante a maior festa popular do Brasil", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Apoio

Rafael Paes

Bloco Virgens de Caratoíra

Blocos vão agitar ruas do bairro entre os dias 17 de janeiro e 28 de fevereiro

Os desfiles serão promovidos e organizados pelos representantes de cada bloco. O apoio será feito mediante inscrição no Protocolo Geral da Prefeitura, e a inscrição será endereçada para a Semc, mediante preenchimento da ficha de inscrição, encaminhada juntamente com os documentos exigidos. Os blocos precisam ter, no mínimo, um ano de existência comprovada.

O apoio logístico consiste na interdição de rua, alvará/autorização para desfile e na comunicação junto à Guarda Civil Municipal e à Polícia Militar. Já o apoio financeiro será dado aos 30 primeiros blocos que providenciarem suas inscrições dentro do prazo e preencherem todos os requisitos exigidos no edital.

O valor será determinado pela estimativa de público, considerando o cadastro na Secretaria de Cultura referente ao ano de 2014. Blocos com estimativa de público de até mil pessoas receberão ajuda de R$ 2 mil; entre mil e 5 mil pessoas, de RS 4 mil reais; e acima de 5 mil pessoas, R$ 5,5 mil. Esses valores serão destinados ao pagamento dos serviços a serem contratados para os desfiles, como locação de trio elétrico, carros de som, bandas e banheiros.

Fonte: PMV