CIDADE

Carro fumacê percorre 43 bairros da capital para eliminar mosquitos

Com o objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito da dengue e do pernilongo ...

Em 13/11/2014 Referência JCC

Com o objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito da dengue e do pernilongo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou nesta última terça-feira (11) novas aplicações espaciais de inseticida com o carro fumacê. A programação se estende até o dia 18 e contemplará bairros como Estrelinha, Jardim Camburi, Ilha Bela e Bairro de Lourdes. Veja a programação completa.

Ao todo, serão contemplados 43 bairros, conforme demanda identificada pelo Fala Vitória 156, pelas visitas domiciliares e pela situação de infestação de áreas críticas, usualmente monitoradas pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), como Maruípe e Bento Ferreira.

O fumacê é um carro que pulveriza o inseticida em névoa e mata os insetos adultos enquanto estão voando. O mosquito, da família dos culicídeos, tem hábitos específicos e tem sua maior atividade no crepúsculo. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, o CVSA realiza a aplicação do inseticida entre as 3 e 6 horas.

Pernilongo

O mosquito comum, ou pernilongo, apesar de não transmitir nenhum tipo de doença, tem uma picada dolorida e produz um "barulhinho" que incomoda os moradores.

O mosquito se reproduz em criadouros com água parada e, apesar das ações de combate realizadas pelo CVSA, a participação da população na vistoria de suas residências é indispensável para o efetivo controle do mosquito.

Monitoramento

A Semus monitora e mapeia a presença, tanto dos pernilongos quanto do Aedes Aegypti (transmissor da dengue), em todas as regiões da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo 156 e pelo e-mail scmosquitos@.correio1.vitoria.es.gov.br.

Fonte:PMV