CULTURA

Casa da Memória permanece aberta para visitação neste feriado

Vila Velha/ES:Bondinho pode ser visitado nesta sexta, sábado e domingo, das 10 às 16 horas.

Em 01/05/2015 Referência JCC

Ícone da história capixaba, o Bonde 42 passou por uma completa restauração e está em exposição na Casa da Memória, localizada na Prainha. Nesta sexta, sábado e domingo, a visitação será das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.
 
História - No dia 12 de abril de 1912, dois bondes elétricos foram inaugurados em Vila Velha e, cinco meses depois, a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Os bondes circulavam por dez quilômetros de trilhos por toda a cidade. Um saía do Centro, outro de Paul, e o cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri.
 
O Bonde tem 12 metros de comprimento e atingia velocidade de 30 quilômetros por hora. Comportava aproximadamente 50 pessoas sentadas, 36 em pé na lateral e cerca de 20 pessoas de pé no meio do carro.

O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha - Casa da Memória promove também, até 03 de maio, dentro da agenda dos eventos comemorativos aos 480 Anos de Vila Velha, uma mostra coletiva de fotografias, aquarelas e pinturas chamada “As Imagens da Fé”, tendo como tema central a Festa da Penha, o Convento da Penha e o Sítio Histórico da Prainha. As obras pertencem ao acervo da Casa da Memória e também aos artistas municipais convidados.
 
Cerca de 30 obras, entre fotografias, aquarelas e pinturas sobre tela, além de mais de 50 fotos históricas, vão fazer parte do acervo da mostra coletiva.

Bonde 42 e Mostra Coletiva  “As Imagens da Fé”

De segunda a sexta, das 9 às 17 horas
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.
Local: Casa da Memória
Rua Luciano das Neves, 14 - Prainha - Vila Velha
Entrada gratuita.

Fonte:PMVV