CIDADE

Casa do Turista, em Pedra Azul(ES), completa um ano de atendimento.

Para celebrar o primeiro aniversário, haverá comemorações no sábado (15), a partir das 9 horas.

Em 13/08/2015 Referência JCC

Há exatamente um ano, um importante investimento turístico foi inaugurado em Pedra Azul, distrito de Aracê, em Domingos Martins. A Casa do Turista tem sido referência e um ponto de informações para os visitantes que passam pela região. O local, primeiro centro de atenção ao turista da região serrana, fornece orientações, dicas, folheteria, internet e área para eventos. Para celebrar o primeiro aniversário, haverá comemorações no sábado (15), a partir das 9 horas.

O espaço é gerenciado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Associação Turística de Pedra Azul (ATPA) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A Prefeitura de Domingos Martins é parceira desde o início do projeto e contribuiu para a estruturação da casa, paisagismo e tem um funcionário cedido para trabalhar no espaço.

Neste primeiro ano de funcionamento, foram mais de 50 mil visitantes que utilizaram o espaço de informação ao turista. E uns vieram de bem longe: foram registradas visitas de países como: Canadá, França, China, Peru, Itália, México, Suíça, Japão, Uruguai, Chile, Portugal, Colômbia, entre outros. Nos dados do livro de visitas também consta que turistas dos 27 estados brasileiros passaram pelo local. Vale lembrar que o espaço também é usado para palestras, cursos (foram mais de 20) e encontros relacionados ao turismo.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn, explica a importância da Casa do Turista para Domingos Martins e região. “Estamos cada vez mais criando mecanismos para a excelência no atendimento ao turista e, neste contexto, o espaço tem fortalecido esse objetivo inicial fornecendo informações de qualidade ao visitante, acolhendo e recepcionando cada vez melhor quem passa por nosso município. O local tornou-se um ponto de partida para união entre os municípios, entidades, poder público e sociedade para o desenvolvimento do turismo na região, além de ser a base para debates que perpassam o foco exclusivamente turístico, mas trazem discussões correlatas como educação, lazer, meio ambiente”, ressaltou.

Localizada próxima ao termômetro no início da Rota do Lagarto, a Casa do Turista funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Já nos finais de semana e feriados, o horário de atendimento é das 9h às 16h. Além de informações sobre Domingos Martins, o visitante pode encontrar dados sobre Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Fonte: Asscom / PMDM