CULTURA

Casa Porto vai receber 1º Salão Capixaba de Fotografia

Fazer um registro fotográfico é parar o tempo e registrar a emoção.

Em 29/10/2015 Referência JCC

Fazer um registro fotográfico é parar o tempo e registrar a emoção e beleza daquele momento. Para o fotógrafo Sebastião Salgado, a fotografia conta sua história sozinha, sem legenda. Mas é no olhar de quem faz o clique que está a magia.

Com a proposta de dar visibilidade ao olhar desses fotógrafos, acontece na Casa Porto das Artes Plásticas, entre esta terça-feira (3) e o dia 5 de janeiro, o 1º Salão Capixaba de Fotografia, que reúne o trabalho de 43 profissionais que dão um panorama da fotografia produzida no Estado.

De acordo com a produtora cultural e uma das organizadoras do evento, Ilma Geovanini, a ideia do salão surgiu do fotógrafo Hélio Filho. "Ele sempre quis fazer um evento assim, e eu adorei a ideia, daí resolvemos fazer juntos. Ele é da área e sentia falta de algo assim, que mostrasse a percepção e sensibilidade dos artistas capixabas através de fotografias".

Revitalização

Para Ilma, a mostra é uma oportunidade de fomentar a produção cultural da cidade, além de contribuir para a revitalização do Centro. "O Salão de Fotografia é importante porque abre novas possibilidades para a formação cultural das pessoas e também novas possibilidades para os profissionais e amantes da arte. É importante para o Centro, pra Casa Porto e para nós. Valorizo muito os movimentos culturais e passo isso para a minha empresa. Qualquer lugar onde você possa mostrar arte para as pessoas é de muito valor para a vida de todos".

Seleção

As imagens foram selecionadas por meio de edital, entre os meses de agosto e setembro, contando com a curadoria e seleção de Leandro Queiroz, professor do curso superior de Fotografia da Universidade Vila Velha (UVV); Lucas Aboudib, fotógrafo de moda, retratos e publicidade; e Tom Boechat, professor de Fotografia e de Multimeios no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A comissão de seleção do 1º Salão Capixaba de Fotografia avaliou os seguintes critérios nos trabalhos inscritos: coerência entre o memorial descritivo e o trabalho apresentado; conceito artístico; e trabalhos autorais.

O projeto é uma realização da Hélio Filho Fotografia e da produtora cultural Ilma Geovanini e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Casa Porto

A Casa Porto das Artes Plásticas vem estabelecendo uma série de parcerias e se reafirmando cada vez mais como um espaço de referência para as artes visuais e contemporâneas no Estado.

Somente em 2015, o espaço recebeu a exposição “O Caminho do Meio”, de Hélio Coelho, uma mostra internacional de gravura com artistas de várias partes do mundo, e a 11ª edição do Vitória em Arte, coletiva que apresenta um panorama da arte contemporânea, da cultura popular e das intervenções urbanas através do trabalho de 86 artistas que produzem no Espírito Santo.

Além disto, o espaço também serve de sede para trabalhos de arte-educação e diálogo com outras formas artísticas, como o Mercado do Vinil, que aproxima a música e as artes plásticas, por meio de apresentações musicais.

Serviço

1º Salão Capixaba de Fotografia
Abertura: terça (3), às 19 horas
Visitação: 4 de novembro a 5 de janeiro, de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, nº 66, Centro de Vitória
Aberto ao público

Prefeitura Municipal de Vitoria