TEMAS GERAIS

Casa Rosa ganha "Prêmio Mulher" na categoria Serviço Público

A Casa Rosa é um centro especializado em saúde da mulher e famílias da Prefeitura de Vitória.

Em 25/05/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/PMV

O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer mulheres que lideram projetos transformadores, desta vez, nos estados do Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina. 


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Casa Rosa é um centro especializado em saúde da mulher e famílias em situação de violência que realiza atendimento, acompanhamento em saúde e disponibiliza grupos de atendimento a crianças, adolescentes e mulheres que visam ressignificar a violência sofrida. Além disso, faz parte da rede intersetorial de Vitória com ações de promoção e prevenção à violência doméstica e infrafamiliar.

O serviço foi vencedor do Prêmio Mulher 2024, em cerimônia que aconteceu na última quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pelo YouTube, realizada por uma multinacional do seguimento de Aços Planos, reconhecendo mulheres que lideram projetos transformadores nos estados do Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina. O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer iniciativas femininas inovadoras e relevantes para a sociedade. Por isso, na última quinta-feira (23), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, recebeu no salão nobre da Prefeitura de Vitória a equipe que atua na Casa Rosa.

Violência

O prefeito Pazolini destacou a importância de políticas públicas voltadas para pessoas que vivem em situações de violência dentro de suas próprias residências.

"Faço questão de vir parabenizá-los por esse resultado extraordinário e essa conquista, porque esse prêmio é fruto de esforço e comprometimento pessoal de vocês. Aqui abrimos uma porta de saída para pessoas que não tinham mais expectativa de vida. Essa política pública, o equipamento de vocês é referência para o Espírito Santo, para o Brasil e isso é um orgulho muito grande pra nossa cidade."

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, elogiou o comprometimento da equipe, destacando a importância da Casa Rosa para a sociedade.

"A gente gostaria de viver numa sociedade extremamente pacífica, mas enquanto isso não é possível, é importante ofertar essa rede de proteção para nossas mulheres, garantindo acolhimento, cuidado e suporte por uma equipe tão potente e dedicada."

A diretora da Casa Rosa, Clicia Dora Rocha, conta o quanto o serviço já desponta como referência em vários locais do país.

"Nós ganhamos esse prêmio porque ele é inovador, porque não existe dentro do serviço público de saúde um serviço como esse em outro lugar do Brasil. Tanto que profissionais de vários municípios do Estado nos procuram para conhecer como realizamos nosso trabalho."

A referência técnica do Núcleo De Prevenção à Violência, Solange Lana, destacou a importância de todos os equipamentos para o fortalecimento do serviço desenvolvido na Casa Rosa.

"Esse prêmio é coletivo porque trabalhamos com uma política pública onde nosso centro de referência está interligado a um grande sistema de saúde com unidades, prontos atendimentos, hospitais... Ser um centro de referência como a Casa Rosa nos permite dar as respostas necessárias a quem nos procura."

Casa Rosa 

A Casa Rosa atende aproximadamente 290 pessoas por mês. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar com onze profissionais dentre: médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, técnico de enfermagem. O atendimento engloba escuta qualificada com avaliação de risco, atendimento médico e psicossocial e avaliação integral das condições gerais de saúde.

As pessoas são encaminhadas pelos diversos serviços da Rede Pública: assistência social, escolas, saúde e também pelos pelos serviços da Rede de Proteção - Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, além das demandas espontâneas.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
RS: Leite anuncia construção de casas para vítimas das chuvas
Inmet divulga nesta quinta alerta de perigo para o sul do país
Casamento comunitário: inscrições vão até o dia 29 de maio
Defesa Civil alerta para volumes altos de chuva no RS
Detentos trabalham na obra do Hospital Geral de Cariacica
Auxílio Reconstrução: governo lança site para cadastro
IBGE quer fazer pesquisa sobre impactos das enchentes no RS
RS: Tragédia traz debate de adaptação às mudanças climáticas
Senado aprova financiamento para prevenir desastres no Estado
Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores do RS

TAGS:
VITÓRIA | CASA ROSA | RPRÊMIO | INICIATIVA | MULHERES