CIDADE

Centro despoluído: cerca de 60 placas de publicidade são retiradas.

Plano visa padronizar as placas de publicidade dos comércios do Centro de Vitória(ES).

Em 25/01/2016 Referência JCC

Cerca de 60 placas de publicidade já foram retiradas do Centro Histórico em adequação ao Plano de Despoluição Visual (lei 8.779/2014). A avenida campeã em conscientização dos comerciantes foi a Jerônimo Monteiro, que teve nada menos do que 41 placas removidas.

Ao todo, foram feitas 170 intimações aos lojistas para atender às exigências da legislação. Ela determina que cada estabelecimento tenha apenas uma placa de publicidade para identificar o local. O tamanho dela será proporcional ao da frente do imóvel. O letreiro deve estar localizado no pavimento onde é exercida a atividade econômica. A adequação será feita dentro do prazo de vencimento dos Alvarás de Publicidade Identificadora.

Comércios tradicionais já fizeram a retirada, como Garapa da Cidade, pastelaria tradicional em frente ao Teatro Glória, Lojas Roma e Big 10. 

Proibição

Além dessas medidas, estão proibidos na região os outdoors, painéis, balões e similares. Nas bancas de jornal, só são permitidas publicidades com mensagens institucionais, culturais e artísticas.

Equipes do Papo da Cidade, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e estudantes de Arquitetura da Faculdade Multivix fizeram uma campanha educativa nos meses de abril e maio de 2015 e deram orientações personalizadas a cada empresário. 

O grupo fez abordagens ao longo das avenidas Jerônimo Monteiro, República, Princesa Isabel, Florentino Avidos, Duarte Lemos e Pedro Nolasco e ruas Horácio Rangel, Barão de Itapemirim, Governador Bley, Engenheiro Pinto Poça, Francisco Teixeira, Governador José Sete, Orlando Rocha, Araribóia, Gonçalves Dias, Nestor Gomes e Jair de Andrade.

Contemplação

Para a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, os imóveis históricos do Centro merecem contemplação por sua beleza. "Com a padronização das placas, o bairro vai ficar mais bonito e vai proporcionar uma caminhada mais agradável. Com isso, potencializamos o turismo e dinamizamos a economia na região".

Fonte: Secom-PMV