CIDADE

Cerca de 7 mil fiéis iniciam oito dias de fé em nome da padroeira do ES.

Devotos de várias partes do Brasil foram ao convento prestigiar Oitavário.

Em 06/04/2015 Referência JCC

“Pelo poder de Deus, eu venci um câncer e com fé em Nossa Senhora da Penha, jamais pensei em desistir”. O depoimento emocionado é da aposentada Emma Castilho, de 71 anos, que veio de Mato Grosso do Sul somente para prestigiar a celebração do primeiro dia do Oitavário, neste domingo (5), no Convento da Penha, em Vila Velha, Grande Vitória.

E assim como Emma, milhares de fiéis de todas as idades e diversas regiões do estado, compareceram ao campinho do convento, a partir das 14h30, e compartilharam suas histórias de fé, suas alegrias e suas emoções. Segundo a organização, pelo menos sete mil pessoas prestigiaram a missa coordenada pela Área de Vila Velha.

Dona Emma mal conseguiu conter a emoção ao justificar sua presença. Segundo ela, até 2014, lutava contra um câncer de mama, que a fez sofrer muito. Mas neste domingo, estava ali para agradecer pela cura que havia recebido de Nossa Senhora da Penha.

E foi também em busca de um milagre que a dona de casa Ivania Silva de Jesus, de 35 anos, subiu o convento. Com a filha Marcela de um ano e quatro meses nos braços, Ivania orava pela cura da menina.

Segundo ela, Marcela está com inflamações espalhadas pelas pernas há mais de um mês e mesmo sob efeito de antibióticos, a enfermidade avança. Depois de visitar a Sala dos Milagres, ambiente de oração que reúne depoimentos, objetos e histórias de pessoas que relataram alguma cura, Ivania disse que tinha ainda mais fé.

Em família
Já os primos Rafael, de 11 anos, Sérgio, de 10, e Henrique, de sete anos de idade, estavam encantados com as músicas entoadas pela multidão. Segundo o pai de Rafael, o industrial Jadilson de Jesus Rangel, eles deixaram o chocolate em casa e foram para mais perto de Jesus na tarde deste domingo.

Surpresa para o segundo dia
Pelo menos oito caravanas da Região Serrana do Estado devem comparecer nesta segunda-feira (6), ao Convento da penha, para celebrar o segundo dia do Oitavário da festa da padroeira do estado. Sem revelar detalhes, a organização disse que haverá uma surpresa para os fiéis.

As comunidades prometem realizar a programação de forma diferenciada. Em 2014, a homenagem a Nossa Senhora da Penha contou com danças típicas.

Fonte: G1-Espírito Santo