POLÍTICA CAPIXABA

Cinco candidatos disputam o governo do Espírito Santo

Eleitores devem escolher deputados federais e estaduais, senador, e presidente.

Em 05/10/2014 Referência JCC

No Espírito Santo, mais de dois milhões de eleitores vão às urnas para escolher o novo governador do estado, neste domingo (5). Os eleitores têm 5 opções de candidatos ao governo. Cidadãos também devem escolher deputados federais e estaduais, senador, e presidente.

Caso se confirme nas urnas o que as pesquisas de intenção de voto apontam, a corrida para o governo do Espírito Santo será acirrada entre dois candidatos. Os levantamentos da última pesquisa Ibope indicam que poderá haver segundo turno no estado entre Paulo Hartung (PMDB) e Renato Casagrande (PSB).

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta que  Paulo Hartung (PMDB) tem 52% e Renato Casagrande (PSB) 37% de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Espírito Santo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número ES- 00032/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00980/2014.

O Instituto Futura também divulgou pesquisa nesta sexta-feira (3). Os levantamentos apontam que Paulo Hartung(PMDB) tem 56% das intenções de votos válidos para governador do Espírito Santo e Renato Casagrande (PSB), tem 39%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, a Futura acredita que a eleição será definida no primeiro turno.

Encomendada pela Rede Gazeta, a pesquisa é a quinta da Futura no Espírito Santo e ouviu 1600 eleitores entre a quarta-feira (1) e quinta-feira (2) de outubro.  A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00990/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob registro ES - 00033/2014.

Votação
Todos os cinco candidatos ao governo do Espírito Santo votam no período da manhã, segundo suas assessorias. Camila Valadão (PSOL) vota às 9h  no Darwin de Jardim da Penha, em Vitória; no mesmo horário, Roberto Carlos (PT) vai à Apae de Laranjeiras, na Serra; Mauro Ribeiro (PCB) vota às 9h30 na Escola Major Almir, em  Santo Antônio, na capital; já Renato Casagrande (PSB) vota às 10h30 no Darwin de Jardim da Penha, em Vitória e Paulo Hartung (PMDB) irá às 11h, à EMEF Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.

Fonte: G1es