SAÚDE

Cinco exercícios físicos funcionais para a terceira idade

É previsto que no ano de 2025 a população idosa brasileira chegará a 12,2%.

Em 04/06/2018 Referência JCC, Flávia Ferreira

Atualmente, vivemos uma realidade que há muito tempo atrás não se dava, o crescimento da população idosa em nosso país. Em meados dos anos 80, a população acima de 60 anos era 6,1%, mas com o avanço da expectativa de vida do brasileiro é previsto que no ano de 2025 a população idosa chegará a 12,2%.

Caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função de tempo, o processo de envelhecimento é inevitável e o profissional de Educação Física, devidamente habilitado no Conselho Regional de Educação Física, pode retardar esse processo através das técnicas de treinamento funcional.

Não podemos medir esforços na busca de um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Lembrando que temos o conhecimento técnico e prático para atuar com esse grupo, pois estamos enquadrados como profissional da saúde.

Pensando em melhorar a saúde e bem estar do idoso, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano, assim como subir escadas, pegar objetos do chão, tomar banho, vestir-se, amarrar o sapato, caminhar nas ruas com equilíbrio e segurança, montamos 5 exercícios Funcionais para ajudar o dia-dia deles:

Agachamento com apoio

Quatro articulações estão envolvidas no movimento, tornozelo, quadril e coluna vertebral. Por isso ele é de suma importância para o idoso. O movimento consiste em sentar e levantar sem tocar ao destino desejado. Importante atentar também, que o joelho durante a execução, não pode passar as pontas doe pés.

Prancha na parede

Um dos exercícios mais utilizados para prevenção de lesão e proteção da coluna vertebral, o movimento trabalha diretamente com a musculatura do CORE (músculos localizados na região cintura pélvica).

O exercício consiste em ficar com os cotovelos apoiados na parede com o corpo ligeiramente inclinado. Manter na posição durante 30 segundos.

Equilíbrio em uma base instável

O exercício trabalha a propriocepção dos membros inferiores. Ótimo exercício para aprimorar o equilíbrio.

Procurar uma base instável (bosu, disco de equilíbrio) e manter na posição durante 20 segundos.

Deslocamentos laterais, frontais e de costas.

Executar caminhadas com passadas laterais, frontais e de costas.

Importante colocar pontos de referência para execução dos movimentos.

Afundo

Com uma perna na frente e outra atrás, você vai projetar o joelho da perna de trás em direção ao solo, antes de chegar ao chão, voltar a posição inicial. Esse exercício é ótimo para trabalhar a musculatura posterior da coxa e glúteos.

Assim é importante conscientizar que a atividade física na terceira idade é importante para rotina dos idosos, pois colabora com a saúde física e mental, agindo sobre o processo de envelhecimento, evitando muitas limitações funcionais.

Sobre o autor:

Flavio Leal, é profissional de Educação Física

Imagem: Action 360º/Reprodução