SAÚDE

Câmara Científica moderniza salas de vacinas em Viana

Mantém temperatura ideal de conservação de vacinas mesmo com queda de energia.

Em 16/11/2018 Referência JCC, Geiza Ardiçon

Divulgação

Garantir que não haja falta de imunização nas Unidades de Saúde é o que as Câmaras Científicas de Vacinação trazem para Viana. O equipamento é uma geladeira específica para armazenar e garantir a temperatura ideal de conservação das vacinas diante a uma queda de energia, por exemplo, além de suportar uma quantidade maior de doses armazenadas em uma geladeira convencional, utilizadas antes pelas Unidades de Saúde.

A entrega dos equipamentos foi feita na última semana, durante a maior entrega de materiais para a rede municipal de saúde. Já são 17 Câmaras Científicas em funcionamento, como na Unidade de Saúde de Viana Sede e a expectativa é que mais Câmaras Científicas de Vacinação sejam adquiridas para atender às novas Unidades que serão inauguradas, como em Marcílio II, na terça-feira (20), às 17 horas.

“Com uma queda de energia, a câmara mantém a temperatura por até 36 horas e, ainda, é programada para envio de mensagem por telefone com o contato cadastrado em caso de variação da temperatura. Isso possibilita que a equipe tenha agilidade para evitar perdas de materiais ao ser informada da queda de energia”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Camila Valder.