SAÚDE

Câncer é a segunda causa de morte entre os capixabas

Acesso à informação é uma das formas de prevenir o câncer, diz OMS.

Em 01/02/2019 Referência JCC, Ascom-SESA/ES

Ascom-SESA/Dvulgação

O dia 4 de fevereiro é marcado como o Dia Mundial do Câncer. Idealizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem por objetivo evitar mortes e aumentar a informação sobre a doença.

Só no Espírito Santo, o câncer ocupa desde 2015 a segunda causa de morte entre os capixabas, perdendo apenas para doenças do aparelho circulatório, como as doenças que afetam o coração.

Além disso, está previsto para o biênio 2018-2019, uma estimativa de 11.541 mil novos casos de câncer no Estado, como apontam os dados do relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Entre os homens capixabas, os cinco tipos mais comuns da doença são o câncer de próstata (24,7%), traqueia, brônquio e pulmão (6%), cólon e reto (5,4), estômago (5,1%) e boca (5,1). Entre as mulheres, os mais comuns são o câncer de mama (20,8%), cólon e reto (7,4%), colo do útero (4,6%), traqueia, brônquio e pulmão (3,9%) e estômago (2,3%).

PATROCINADO

Resultado de imagem para Protetor solar da racco

Linha de proteção solar Ee tantos outros produtos Racco

Acesso à informação

O conhecimento e o acesso à informação sobre o câncer são recursos importantes para fazer a prevenção da doença, conforme explica Albertina Salomão, que atua na Equipe de Vigilância do Câncer, na Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“O Espírito Santo trabalha com os municípios na questão da promoção, prevenção e detecção precoce do câncer em parceria com as unidades básicas de saúde. A informação é um recurso importante para se fazer a prevenção, como, por exemplo, informar que o tabaco, o álcool e a obesidade são fatores de risco”, disse.

O conhecimento sobre a doença também é válido para que as pessoas possam ficar atentas a quaisquer mudanças no corpo. “As pessoas podem observar pequenas manchas pelo corpo ou nódulos”, esclarece Albertina.

A prevenção do câncer, de acordo com as normativas do INCA, engloba ações de redução dos riscos, evitando a exposição aos fatores geradores da doença e a adoção de um modo de vida saudável.

Dicas para prevenir o câncer

Ter hábitos saudáveis ao longo da vida, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e não fazer uso do tabagismo são recomendações feitas por médicos e especialistas como forma de prevenção às doenças de agravos não transmissíveis, como o câncer.

Segundo o INCA, para alguns tipos de câncer, a vacinação pode ser uma das formas de prevenção. A vacinação contra o HPV, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), e o exame preventivo do colo uterino (papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Já o câncer de fígado pode estar relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

O alerta se faz também em relação à prevenção do câncer na saúde do trabalhador: para àqueles que precisam trabalhar sob o sol, é importante usar roupas adequadas como chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida; os que trabalham com manuseio de agrotóxico, o uso de equipamentos específicos é fundamental.

Onde buscar tratamentos:

O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e sete estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon):

  • Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) – instituição pública estadual, vinculada a instituição de ensino, classificada como Unacon, único serviço de pediatria oncológica no estado.
  • Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) - instituição filantrópica conveniada ao SUS, classificada como Cacon;
  • Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon;
  • Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), classificada como Unacon;
  • Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Emescam);
  • Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Univix);
  • Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon;
  • Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon.

 

 OUTRAS NOTÍCIAS

Hemoes vai atender em horário diferenciado neste domingo

A direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, informa que devido à serviços de manutenção  na rede elétrica no Hospital Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), onde está localizado, o atendimento neste domingo (03) será em horário diferenciado.

As doações de sangue no local poderão ser realizadas pela manhã, das 7h às 8h, e retomados das 12h às 19h, com cadastro até às 18h20. Na segunda-feira (04), o atendimento será normalizado.

O Hemoes fica na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.