MEIO AMBIENTE

Cobra verde se camufla em pé de uva e é recolhida em casa, no ES

Moradora chamou a polícia por temer ataque do animal.

Em 28/11/2014 Referência JCC

Uma cobra verde foi recolhida pela Polícia Militar Ambiental camuflada em um parreira de uva em uma casa do bairro Columbia, município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, nesta quinta-feira (27). Segundo a polícia, a picada da espécie oferece risco a crianças, idosos e alérgicas ao veneno. O animal foi solto em uma área de mata na zona rural do município.

Segundo a polícia, uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), foi acionada pela dona da residência. A mulher ficou preocupada com a situação porque tem um filho de apenas um ano e sete e teve medo que a criança pudesse ser atacada.

Com uso de equipamentos adequados, a equipe localizou a serpente que estava camuflada entre galhos e folhas da parreira. Segundo os policiais, o que chamou a atenção no momento do recolhimento foi que para se defender, o animal subitamente mordeu uma uva e a manteve a boca, largando a fruta somente após ser depositada na caixa de contenção.

Durante a avaliação do animal, a serpente foi identificada como sendo uma cobra-verde, também conhecida por cobra-cipó-verde. A espécie pode ultrapassar 150 centímetros. A coloração verde ajuda o animal a se camuflar. Segundo os especialistas, sua principal defesa é a fuga rápida, mas se acuada, ameaçada ou manipulada pode ser muito agressiva, podendo com sua mordida inocular veneno.

Além de serem importantes para funcionalidade dos ecossistemas, inclusive no controle de populações de ratos, matar um animal silvestre é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: G1-Espírito Santo