ESPORTE NACIONAL

Com gols de Damião e Diego, Flamengo vence o Grêmio em Brasília.

Em seu primeiro jogo como titular, centroavante brilha.

Em 21/08/2016 Referência JCC

Dia D, de Damião e Diego

Foi um "Dia D" para o torcedor rubro-negro: "D" de Damião e "D" de Diego. Com um gol do centroavante e outro do meia (que fazia sua estreia), um em cada tempo, o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1 no Mané Garrincha, em Brasília, e voltou ao G-4. O Fla pulou para terceiro (ainda pode ser ultrapassado pelo Santos, que joga à noite contra o Coritiba) com 37 pontos, dois a mais do que o Grêmio, que caiu para quinto, mas ainda tem um jogo a menos.

Vitória merecida

O Flamengo foi melhor durante a maior parte do primeiro tempo. Na etapa inicial, criou oito chances reais de gol, contra nenhuma do Grêmio. No segundo tempo, viu o time gaúcho ensaiar uma pressão e reclamar muito a não marcação de um pênalti de Rafael Vaz (veja abaixo). Os gremistas ainda ensaiaram uma pressão no fim (Henrique Almeida descontou logo depois do gol de Diego), mas o Flamengo soube cozinhar o jogo e segurar o resultado.

Estatísticas

Posse de bola: Flamengo 50% x 50% Grêmio
Finalizações: Flamengo 16 x 9 Grêmio
Chances reais de gol: Flamengo 10 x 2 Grêmio
Bolas levantadas: Flamengo 14 x 10 Grêmio
Escanteios: Flamengo 7 x 4 Grêmio
Faltas: Flamengo 13 x 16 Grêmio
Passes errados: Flamengo 49 x 16 Grêmio
Passes certos: Flamengo 249 x 269 Grêmio
Desarmes: Flamengo 38 x 20 Grêmio
Roubadas de bola: Flamengo 15 x 12 Grêmio
Impedimentos: Flamengo 1 x 1 Grêmio

Boa estreia

A expectativa era de que Diego jogasse 60 minutos. Mas ele jogou 80 (contando o minuto de acréscimo do primeiro tempo). Saiu de campo ovacionado, aos 34 da etapa final, para a entrada de Mancuello. Diego mostrou qualidade no passe, movimentação e fôlego para entrar na área e fazer um gol de centroavante - de cabeça, completando cruzamento de Pará, aos 24 do segundo tempo. Damião, substituído pouco antes, aplaudiu do banco. Superou um pouco as expectativas, esperava jogar no máximo 60 minutos. Desde que cheguei, disse que vivia um sonho, e vou viver intensamente. Tenho muito a fazer, mas começar dessa forma ajuda muito", disse Diego.

Longo jejum

O último gol de Damião havia sido pelo Cruzeiro (passou em branco no Betis), em 8 de novembro de 2015, contra o São Paulo. Foram 287 dias sem gol. Acabou desencantando contra o Grêmio, uma de suas vítimas prediletas. Em 2011, ele fez três gols e comemorou dois títulos em 15 dias sobre o Grêmio. Damião, cansado, foi substituído por Vizeu aos 12 do segundo tempo.

Gol de pênalti

O gol de Damião foi de pênalti, num lance em que a bola bate na mão de Geromel após finalização de Réver. O zagueiro gremista ainda recebeu cartão amarelo.

Reclamação gremista

Os gremistas, porém, reclamaram muito de um lance parecido no início do segundo tempo. Na tentativa de afastar o perigo, Jorge cabeceia, e a bola bate na mão de Rafael Vaz, num lance que lembrou, por exemplo, o pênalti dado para o São Paulo contra a Chapecoense. Raphael Claus, porém, não marcou o pênalti.

Clima olímpico

Por falar em pênalti, Gabriel tentou cavar um com direito a salto ornamental. Mas não é Olimpíada, e ele levou uma bela bronca do árbitro Raphael Claus.

Saudade da dupla olímpica

Foi o último jogo do Grêmio sem Luan e Walace, medalhas de ouro com a seleção brasileira na Olimpíada. Nesse período, o Tricolor só ganhou de time paulista: 1 a 0 no São Paulo e 3 a 0 no Corinthians. Mas empatou com América-MG e Santa Cruz, além da derrota deste domingo para o Flamengo.
 

Primeiro tempo

Foram 31 dias de espera para a estreia de Diego, que retribuiu bem em campo. O meia liderou a blitz do Flamengo desde os primeiros minutos de jogo em Brasília. Pará carimbou a trave aos 11, Damião acertou o lado de fora da rede aos 14 e parou em Marcelo Grohe após bela bicicleta aos 24 minutos. O gol não demorou a sair. Em mais um cruzamento para a área do Grêmio, Damião emendou o chute de primeira, a bola bateu na mão de Geromel, e o árbitro marcou o pênalti. O centroavante, que estreava como titular, foi para a cobrança e marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. No total, o Flamengo teve oito chances claras de gol no primeiro tempo, contra apenas um bom chute do Grêmio (de Everton) nesse período.

Segundo tempo

No intervalo, Roger Machado trocou Wallace Oliveira por Lincoln, que havia treinado bem durante a semana. O Grêmio teve uma ligeira melhora e reclamou muito a não marcação do pênalti no lance em que a bola bate na mão de Rafael Vaz. O ímpeto gremista durou 10 minutos, até que o Flamengo, já sem Damião, voltasse a dominar o jogo. O segundo gol surgiu aos 24, com Diego, de cabeça, completando cruzamento perfeito de Pará. O Grêmio, porém, voltou para o jogo no lance seguinte, com Henrique Almeida marcando em lance confuso na área rubro-negra. O Grêmio ainda ensaiou uma pressão, mas o Flamengo soube cozinhar o jogo e segurar o resultado.

Agenda

Na próxima rodada do Brasileirão, o Grêmio terá um novo confronto direto na parte de cima da tabela: contra o Atlético-MG, em Porto Alegre, às 16h. No mesmo dia e horário, o Flamengo encara a Chapecoense em Santa Catarina. Antes, o Rubro-Negro joga pela Copa Sul-Americana, contra o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis. O Grêmio também joga na quarta, mas pela Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, em Curitiba.

Globo Esporte