ESPORTE NACIONAL

Com vitórias no revezamento, peito e borboleta, Brasil fatura o Raia Rápida

Time formado por Guilherme Guido, Nicholas Santos, Felipe França e Matheus Santana faz 15 pontos e deixa Estados Unidos, África do Sul e Austrália para trás

Em 16/09/2014 Referência JCC

A equipe brasileira foi soberana no desafio Raia Rápida, realizado na manhã deste domingo na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro. Além de levar a melhor na maioria das provas individuais, os nadadores donos de casa despacharam Estados Unidos, África do Sul e Austrália também no revezamento, prova que tinha pontuação dobrada e encerrou a disputa. Com um tempo de 1min37s68, que bateu a melhor marca do mundo no revezamento 4x50m medley, Guilherme Guido, Nicholas Santos, Felipe França e Matheus Santana festejaram a primeira colocação. Os americanos ficaram em segundo, os africanos, em terceiro, e os australianos, na lanterna.

Nicholas Santos comemorou marca pessoal e disse que vitória no fim foi na base da superação.

- Queria agradecer a organização pelo evento muito bacana, temos poucos eventos assim na natação. Fico satisfeito com a vitória, o Brasil veio com uma equipe muito forte nesta edição. Todos se superaram e atingiram grandes marcas aqui, conseguimos tirar o melhor de cada um. Venci a minha prova com 22s9, minha melhor marca pessoal. No revezamento, já que estávamos bem cansados, fomos mais com o coração.

O Brasil só não teve representante na decisão de uma das modalidades, o nado livre. Com boas apresentações, venceu no borboleta com Nicholas Santos e no peito com Felipe França, que bateu o colega e rival sul-africano Cameron Van Der Burgh. No nado costas, Guilherme Guido foi batido por Gerhard Zandberg, responsável pela única vitória da África do Sul.

Para Felipe França, o estilo da competição rápida ajudou na preparação. Depois da vitória no entanto, foco voltado para os próximos desafios.

- Essa semana eu estava de férias, depois do José Finkel, então a gente teve que se administrar, fazer uma manutenção para o Raia Rápida e não deixar de treinar. A prova dos 50m é muito rápida e acaba sendo mais fácil de conduzir. Amanhã já volto a treinar para o Mundial - resumiu.

No livre, Anthony Ervin rendeu três pontos para os Estados Unidos, que terminaram empatados com o país africano com sete pontos no total - dois a menos que o Brasil, líder nas provas individuais. Na lanterna, a Austrália, primeira eliminada em três das quatro disputas, fez apenas um ponto, com Jayden Hadler no nado borboleta. Cada avanço de etapa rendia um ponto, ou seja, o vencedor marcava três, o vice, dois, o terceiro, um, e o último colocado não pontuava.

A diferença conquistada nas provas individuais não garantia a conquista ao Brasil, já que o revezamento tinha peso maior na pontuação. Com bom desempenho, no entanto, mais seis pontos foram somados, totalizando quinze.

Confira a pontuação final e os resultados:

\"Pontuação


Costas:
1º eliminado - Daniel Amamnart (AUS)
2º eliminado - David Plummer (EUA)
Final: Gerhard Zandberg (AFR) x Guilherme Guido (BRA)

Borboleta:
1º eliminado - Giulio Zorzi (AFR)
2º eliminado - Jayden Hadler (AUS)
Final: Nicholas Santos (BRA) x Eugene Godsoe (EUA) 

Peito:
1º eliminado: James Stacey (AUS)
2º eliminado: Mike Alexandrov (EUA)
Final: Cameron Van Der Burgh (AFR) x Felipe França (BRA) 

Livre:
1º eliminado: Kurt Herzog (AUS)
2º eliminado: Matheus Santana (BRA)
Final: Ronald Schoeman (AFR) x Anthony Ervin (EUA)

Revezamento:
1º - Brasil
2º - Estados Unidos
3º - África do Sul
4º - Austrália

 

Fonte:GloboEsporte.com